Local passará por reformas para beneficiar cerca de 1.600 estudantes da instituição de ensino musical

Em celebração aos 120 anos de nascimento do mestre Capiba, um dos maiores ícones da música pernambucana, o Governo do Estado realizou evento na residência onde o artista viveu para anunciar que o imóvel será oficialmente incorporado ao patrimônio do Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Desapropriada desde 2017, a casa será administrada pela mais tradicional instituição de ensino musical do estado, vinculada à Secretaria de Educação e Esportes (SEE). A solenidade ocorreu nesta sexta-feira (25), na Rua Barão de Itamaracá, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife.

Foto: Hesíodo Goes

Durante o evento, que contou com a presença da governadora Raquel Lyra; da vice Priscila Krause; da viúva de Capiba, Zezita Barbosa; e outras autoridades, foi anunciada oficialmente a incorporação do imóvel, que será destinado a atividades artísticas e pedagógicas, ampliando os espaços para ensaios e performances de alunos e músicos. A ocasião ainda contou com apresentações culturais de músicos do CPM, interpretando quatro composições de Capiba em homenagem ao seu legado.

“O mais importante é que o legado, a cultura e a história do nosso mestre, que levou Pernambuco ao mundo, vai ser permanente. A alma de quem viveu por tantos anos nessa casa se perpetuará nas mãos e corações dos profissionais formados aqui, levando Pernambuco além de nossas fronteiras. É assim que acreditamos num Pernambuco forte, restaurando nosso patrimônio e reafirmando o sentimento de “pernambucanidade” que todos nós temos”, ressaltou Raquel Lyra.

Foto: Daniela Pedrosa

Representando a SEE no evento, o secretário executivo de Obras, Carlos Santos, destacou a implementação do novo espaço e o impacto que ele trará. “Hoje demos o ponto de partida para a gente tornar esse imóvel, que já foi habitado pelo grande mestre Capiba, um local de aprendizado e, acima de tudo, de memória. Vai ter o memorial em homenagem ao mestre Capiba, contando a história dele, e salas multiusos para área ritmista, para os nossos estudantes desfrutarem. Vamos impactar as vidas de 1.600 alunos do Conservatório e de tantos outros, mantendo vivo esse legado que Capiba nos deixou”, finalizou.

A Casa Capiba é uma referência cultural para Pernambuco. Foi nesse local que Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904-1997), compôs algumas de suas obras mais importantes, eternizando frevos, sambas-canções e maracatus que fazem parte do patrimônio cultural do Brasil. A preservação do imóvel assegura a continuidade do legado de um dos maiores defensores da cultura pernambucana. O projeto de reforma e ampliação tem investimento previsto de R$ 1,5 milhão, prazo de execução de dez meses e garantirá a adaptação do espaço para as novas atividades, com adequações de acessibilidade e modernizações que respeitem sua estrutura original.

“Este anúncio do Governo de Pernambuco nos trouxe uma emoção enorme e uma satisfação muito grande. É mais do que um valor material, é um valor simbólico muito importante, porque se trata da casa de um dos maiores compositores pernambucanos de todos os tempos. Então, isso engrandece muito, alinha bastante com o que a gente já vem trabalhando no Conservatório, mas que vai proporcionar aos alunos e aos professores muito mais conforto, porque a gente vai poder ampliar os espaços das nossas atividades”, disse a gerente geral do CPM, Janete Florêncio