ensino fundamental, secretaria de educação, pernambuco

Evento também foi marcado por debates sobre relações étnico-raciais nas abordagens pedagógicas

Estudantes dos anos finais do ensino fundamental participaram da Jornada Estudantil, realizada em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, pela Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação (SEDE), durante os dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro. O evento foi marcado pelas apresentações dos Trabalhos de Conclusão (TCF) do ensino fundamental que foram destaques no Estado, além de debates sobre as relações étnico-raciais nas abordagens pedagógicas.

Além dos estudantes, a Jornada Estudantil reuniu professores, gestores escolares,  educadores de apoio e técnicos formadores das Gerências Regionais de Educação ligados aos anos finais do ensino fundamental. A proposta também foi socializar os TCFs e projetar, junto com os alunos, propostas de ações pedagógicas étnico-raciais para o próximo ano letivo.

“É muito bom que os estudantes das escolas públicas possam fomentar os seus sonhos, socializando conhecimentos e discutindo o tema do ano letivo do próximo ano”, disse a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tarcia Silva. Ainda segundo a executiva, momentos de confraternização como esse serão intensificados em 2024.

Para o estudante Vandemilson da Silva, da Escola Estadual Indígena Especiosa Benigna de Barros, localizada na Aldeia Brejinho, na cidade de Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, a Jornada Estudantil incentiva o aluno a ser o pesquisador do tema que ele mesmo escolheu. “O aluno tem o reconhecimento do seu lugar, das coisas que existem no seu território. Estou muito feliz e grato”, relatou.

Já Emily Kamilly Santos, da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Desembargador Carlos Xavier Paes Barretto, situada em Igarassu, disse que ter o trabalho reconhecido representa uma grande conquista pessoal. “Eu não imaginava que eu ia chegar aqui hoje. Eu sempre dizia que não ia conseguir, mas minha mãe e minha professora sempre estiveram do meu lado. Estar aqui é uma gratidão muito grande, uma felicidade”, contou.