Toda a encenação e edição foram realizadas pelos alunos
Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Manoel Bonifácio Costa, da cidade de Araripina, no Sertão de Pernambuco, produziram dois filmes que retratam o Cangaço e as lendas do Sertão nordestino. Os curtas foram exibidos durante uma mostra aberta ao público, realizada na unidade de ensino, na noite desta segunda-feira (30).
Os personagens dos curtas foram interpretados pelos estudantes. Foram eles que também filmaram e editaram todo o conteúdo. O primeiro filme retrata a passagem de Lampião pelo Sertão do Araripe, em meados dos anos 1920, destacando os conflitos e a ideologia dos cangaceiros. O segundo trata da lenda do Lobisomem, que, segundo o folclore brasileiro, trata-se de um homem que se transforma em lobo.
A educadora de apoio Wiljânia de Souza liderou o projeto. Ela conta que esse trabalho é um incentivo à expressão criativa, artística, social e cultural. “Professores e estudantes mostraram a importância do protagonismo juvenil, da criatividade e do espírito de pertencimento ao nosso Estado e à região sertaneja, enaltecendo nossa paisagem, nosso cenário”, relata a professora. O trabalho também foi liderado pelo professor Antônio Filho Alencar Rodrigues.


Os próprios estudantes enceram, filmara e editaram os curta metragens | Imagens: Divulgação
Entre as disciplinas trabalhadas estão a língua portuguesa, a partir do desenvolvimento do roteiro, criação de diálogos, pesquisa e leitura; artes com o desenvolvimento do figurino e da cenografia; história, através das pesquisas sobre os temas; matemática, por meio da elaboração do orçamento do curta-metragem; e física, já que os jovens estudaram a luz e o som para a realização das filmagens.
O estudante Guilherme Félix da Silva foi ator e editor de imagens dos filmes. Ele conta que o trabalho foi de grande valia. “Foi uma experiência incrível, que vai ficar guardada na memória. Vou poder olhar para aquele filme e dizer ‘eu participei daquilo quando era jovem’”, conta.