Feira busca promover o debate sobre educação, diversidade e igualdade racial
Centenas de professores da rede estadual de Pernambuco, estudantes e público em geral marcaram presença no primeiro dia do Circuito Literário de Pernambuco (Clipe), no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, em Caruaru. A feira é uma iniciativa inovadora no Estado e busca promover o debate sobre educação, diversidade e igualdade racial em solo pernambucano. A primeira etapa do projeto vai até o próximo sábado (27). A segunda e terceira etapas serão realizadas em Serra Talhada, Sertão, e na Região Metropolitana do Recife, respectivamente.
O tema escolhido para esta edição foi “Culturas periféricas de saberes ancestrais: educação, diversidade e equidade”, reconhecendo a importância do debate sobre o letramento racial e a necessidade de representatividade nos currículos e materiais didáticos, reforçando a temática do ano letivo 2024 na Rede Estadual.

“Antes tínhamos apenas a feira literária no Recife e agora estamos descentralizando em três regiões de Pernambuco. Começamos em Caruaru, depois vamos para Serra Talhada e finalizaremos no Recife. Deste modo, estamos facilitando o acesso a toda a população do Estado. Também disponibilizamos o benefício do “Bônus Livro” para todos os nossos profissionais, fortalecendo o processo de conhecimento da nossa Rede”, exaltou a secretária de Educação e Esportes, Ivaneide Dantas.
Silvia Moura é professora de português da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Nossa Senhora Auxiliadora, do município de João Alfredo. Ela aprovou a novidade e o incentivo do “Bônus Livro”. “Essa feira é uma grande oportunidade para nós, educadores da região Agreste, ampliarmos o nosso conhecimento com materiais didáticos. Esse incentivo é muito positivo porque mostra que o Governo está tratando a educação como prioridade com esse olhar atento de cuidado”, ressaltou.
O estudante Felipe Rodrigues, da Erem Justa Barbosa de Sales, situada no município de Vertente do Lério, no Agreste, é um grande entusiasta da literatura. Apaixonado por livros de ficção e biografias, Felipe não escondeu a felicidade ao saber da novidade e fez questão de marcar presença no primeiro dia do Clipe para conhecer o projeto.
“Amei essa iniciativa que mostra o cuidado com todas as regiões do Estado. Eu amo ler livros desde pequeno. Leio de tudo um pouco, mas os meus preferidos são ficções e biografias. A feira tá muito bonita, com muitos estandes, e vi que a programação é bem interessante também. Quem puder vir, não deve perder essa oportunidade”, finalizou.
A Etapa Agreste será finalizada no dia 27 de abril. Em seguida, o Clipe desembarca no Sesc de Serra Talhada, entre os dias 06 a 11 de maio, para a Etapa Sertão, e finaliza a primeira edição do projeto na Arena de Pernambuco, pela Etapa Região Metropolitana e Zonas da Mata, programada para ocorrer de 30 de maio a 6 de junho.


