Visita técnica permitiu que os profissionais expandissem seus conhecimentos e debatessem conceitos e metodologias quanto às práticas agroecológicas nas escolas estaduais do campo
Professores de Práticas Agrícolas (PATs) participaram de uma aula de campo com visita técnica às instalações do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), no município de Brejão, no Agreste do Estado. Realizada entre os dias 24 e 26 de setembro, a aula contou com atividades que incluíram palestras e oficinas, compondo um importante momento formativo para os educadores que atuam nas turmas de Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo). Durante o encontro, os professores tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos, debater conceitos e metodologias, além de fortalecer tanto o currículo escolar quanto as práticas agroecológicas nas escolas estaduais do campo.
Durante a visita técnica e aula de campo, os professores, que atuam do Litoral ao Sertão, conheceram a área de estudo e experimentação de novas técnicas na produção de citros, vivenciando o manejo com o cultivo de laranjas e limões, desde a poda, o cuidado com o solo, irrigação, plantio e produção.
No último dia de formação, todos os professores participaram da Feira Agropedagógica da EJA Campo, organizada pela Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Meridional. Nesse momento, estudantes, professores e comunidade escolar tiveram a oportunidade de apresentar sua cultura e seus produtos agrícolas e artesanatos.
“Essa formação exige um saber prático que envolve uma ação mais direta no campo agrícola, no manejo de pequenos animais, no desenvolvimento de uma relação ser humano/natureza e em um ensino que integre as realidades do campo, especialmente no contexto da agroecologia”, explicou a gerente de Políticas Educacionais do Campo, Waldênia Carvalho.
“Nosso objetivo foi de ampliar a parceria para que o conhecimento desenvolvido pelo IPA pudesse ter uma aplicação direta nas comunidades e territórios que ocupamos com nossas escolas, impactando positivamente no desenvolvimento humano e social sustentável”, finalizou.