Encontro formativo acontece entre os dias 05 e 07 de fevereiro

Professores e funcionários do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) participam de uma formação inédita sobre educação inclusiva, promovida pela Gerência de Políticas Educacionais e Educação Inclusiva (GEI) da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE). O evento acontece no próprio CPM até a quarta-feira (07).

O objetivo da formação, intitulada “Entre notas musicais e acessibilidade: Diálogos sobre Educação Inclusiva”, é o compartilhamento de ideias e experiências, além de estimular diálogos entre os professores acerca da educação especial na perspectiva inclusiva com os seguintes eixos temáticos: legislação, especificidades de alguns estudantes e práticas didáticas.

“O estudante com deficiência pode, o tempo todo, a todo momento, fazer o que ele quer, porque o limite é dele. E nós, enquanto profissionais que atuam na área, precisamos ter na nossa mente que devemos valorizar sempre as potencialidades deles. As pessoas que fazem parte do público-alvo da educação especial têm e podem ser músicos, escolher um instrumento, cantar, independentemente da especificidade. Fazer essa conexão junto ao Conservatório é abrir possibilidade de um mundo inclusivo para todos e todas”, diz a gerente Políticas Educacionais e Educação Inclusiva, Sunnye Rose Gomes.

As palestras desse primeiro encontro formativo sobre educação inclusiva no CPM são promovidas pelos próprios técnicos e técnicas da GEI. Nesta segunda-feira (05), o evento foi marcado por uma palestra sobre os Marcos Legais referentes à Política de Educação, ministrada pela professora Maria da Conceição.

A gerente geral do CPM, Janete Florêncio, celebra o momento. “É uma formação muito importante que nunca aconteceu no Conservatório, até então. Como bons educadores, precisamos a cada dia aprofundar os nossos conhecimentos em áreas específicas, como a inclusão de minorias. A gente se sensibiliza ainda mais, compreende como receber melhor o estudante com deficiência”, relata.

Confira a programação

Terça 06/02

08:30 às 09:00 – Credenciamento

09:10 às 10:20 – Palestra: Me chamo Michele Alheiros: retrospectivas com expectativas através de um relato de experiência | Facilitadora: Michele Alheiros

 10:20 às 10:30 – INTERVALO

10:30 às 11:40 – Palestra: A importância da Música para interação da pessoa com TEA | Facilitadora: Eduarda Minssen

11:40 às 12:00 – Encerramento

Quarta (07/02)

14:00 às 15:40 – Palestra: Dialogando entre notas músicas: perspectivas e possibilidades |Facilitadores: Sunnye Rose Gomes; Marcelo Santos; Mauria Figueiredo, Cristiano Vila Nova e Yone Oliveira

15:40 às 16:00 – Encerramento