Educadores são de escolas localizadas em áreas litorâneas de Pernambuco
Cerca de 60 professores e professoras da área de Ciências da Natureza da Rede Estadual de Pernambuco participaram de uma formação especializada sobre segurança aquática e prevenção a incidentes com tubarão. A iniciativa, proporcionada pelo Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), aconteceu nesta segunda-feira (26). O encontro foi realizado no próprio campus da UFPE, no Recife.
Os educadores são de escolas localizadas em áreas litorâneas de Pernambuco, contemplando assim quatro Gerências Regionais de Educação (GREs): Recife Norte, Recife Sul, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul. A formação teve como objetivo principal capacitar os docentes para repassar, em sala de aula, orientações e conhecimentos técnicos que contribuam para a segurança dos estudantes e da comunidade escolar.

Durante o evento, os participantes puderam se aprofundar em conteúdos relacionados à segurança aquática, com destaque para os fatores de risco que favorecem a ocorrência de incidentes com tubarões, medidas preventivas e protocolos de orientação em casos de emergência. A iniciativa ganha ainda mais relevância diante da proximidade do período chuvoso, quando os rios que deságuam no mar ficam mais carregados de matéria orgânica e sedimentos, atraindo tubarões para áreas mais próximas da costa.
Para o chefe da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação, Luiz Costa, o momento foi fundamental para fortalecer o papel da escola como agente de prevenção. “Essa formação é extremamente importante porque os professores puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a prevenção de incidentes com tubarão e outras intercorrências no litoral. A ideia é que os conteúdos discutidos possam ser levados para a sala de aula, promovendo uma cultura de prevenção e maior segurança para nossos estudantes”, destacou.