Profissionais do AEE participaram de formação sobre práticas transformadoras na educação inclusivaProgramação discutiu práticas pedagógicas que promovem a inclusão de forma eficaz no ambiente escolar

Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Estadual reuniram-se, de 8 a 10 de outubro, para a formação “Construindo uma escola para todos: práticas transformadoras para uma Educação Inclusiva e Equitativa”. O evento, realizado em Gravatá, no Agreste, deu continuidade ao Ciclo Formativo 2025 da Educação Inclusiva, promovido pela Secretaria Estadual de Educação (SEE), por meio da sua Gerência de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva. 

Ao longo dos três dias, os participantes puderam imergir em uma experiência de aprendizado e troca de vivências, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre práticas pedagógicas que promovem a inclusão de forma eficaz no ambiente escolar. A formação reuniu educadores das Gerências Regionais de Educação (GREs) Recife Sul, Recife Norte, Metropolitana Norte e Metropolitana Sul. 

O evento abordou uma série de temáticas essenciais, como a implementação de um currículo inclusivo, as estratégias de complementação e suplementação do ensino regular por meio do AEE, além da importância crucial da tecnologia assistiva no processo de ensino-aprendizagem. Outros temas, como as acomodações sensoriais no ambiente escolar e a abordagem do AEE para alunos com altas habilidades ou superdotação também foram destacados, trazendo uma visão mais abrangente da educação inclusiva.

Além disso, as oficinas e palestras propuseram um olhar renovado sobre a integração da Libras no AEE e a aplicação de estratégias de motricidade como ferramenta de inclusão na educação física, oferecendo aos educadores novos recursos para enriquecer seu trabalho no dia a dia.

“O Ciclo Formativo, que se consolidou como um importante espaço de formação, escuta e compartilhamento de boas práticas, tem sido fundamental para avançarmos em direção a uma educação que, mais do que nunca, precisa ser inclusiva, acolhedora e transformadora. Estamos, assim, cada vez mais próximos de garantir um ambiente educacional que respeita as diferenças e promove o aprendizado para todos, sem exceção”, comentou Sunnye Rose, gerente de Políticas Educacionais de Educação Inclusiva.