Ao todo, 119 estudantes passarão 18 semanas no curso de idiomas (College) onde irão aperfeiçoar um segundo idioma por meio da vivência prática nas regiões do país

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, realizou o primeiro embarque do Programa Ganhe o Mundo (PGM) para o Canadá. Ao todo, 119 estudantes seguiram viagem no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife, com destino às cidades de Toronto, Vancouver e Calgary. As partidas tiveram início na sexta-feira (21), com o embarque de 75 estudantes, e seguiram até o sábado (22), quando mais 44 alunos embarcaram rumo ao intercâmbio. 

Alunos do Agreste, Sertão, Zona da Mata, Recife e Região Metropolitana passarão 18 semanas no curso de idiomas (College) onde irão aperfeiçoar um segundo idioma por meio da vivência prática nas regiões do país.

Neste mês, 219 estudantes do ensino médio da Rede Pública de Pernambuco embarcam para o Canadá. Até janeiro de 2026, o número chegará a 700 alunos contemplados com essa oportunidade.

O secretário de Educação, Gilson Monteiro, esteve presente no embarque e destacou a importância do programa na vida dos estudantes. “Esse embarque é muito emblemático para nós, porque é resultado de um trabalho conjunto e contínuo da SEE e do Governo do Estado, sob a liderança da governadora Raquel Lyra, que tem incentivado fortemente nossos estudantes a vivenciarem o intercâmbio. Esse momento representa a força do PGM e a visão da governadora de garantir que todos os estudantes tenham não apenas a oportunidade de estudar fora do país, mas também de se capacitar, se qualificar, conhecer novas culturas e trazer de volta conhecimentos que possam transformar a realidade das nossas escolas”, ressaltou.

Foto: Josimar Oiveira/SEE

O estudante Luan Deyvson, de 17 anos, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Natalícia Maria Figueiroa da Silva, em Surubim, no Agreste de Pernambuco, comemorou com muita alegria por ter sido selecionado para participar do intercâmbio na cidade de Vancouver. “Essa oportunidade vai agregar muito na minha vida, não só profissionalmente, mas também pessoalmente. Será uma experiência incrível, que vai me ajudar na minha carreira, abrir portas para empregos melhores e contribuir diretamente para o meu futuro. Eu pretendo cursar relações internacionais, então esse intercâmbio vai ser essencial”, destacou. 

Foi garantida a participação de, pelo menos, um estudante de cada município do Estado. Ao término do intercâmbio, todos os participantes receberão seus respectivos certificados de conclusão. Os próximos voos estão previstos para os dias 28 e 29 de novembro.

Em todo o trajeto Recife – Canadá, os estudantes serão acompanhados pela equipe da SEE e pelos coordenadores da empresa ONE Operadora. Ao desembarcarem no Canadá, os alunos receberão orientações quanto às normas do programa, período de adaptação e também sobre a rotina escolar que irão vivenciar. Após as orientações, os jovens seguirão para as casas das respectivas famílias anfitriãs que os acolherão durante o intercâmbio.

Foto: Josimar Oiveira/SEE

A estudante Maria Dulce, de 17 anos, da Erem Professor Aureliano Gonçalves dos Santos, em Carnaubeira da Penha, no Sertão pernambucano, vai fazer seu intercâmbio na cidade de Toronto. Para ela, essa experiência será uma verdadeira lição de vida. “Esse intercâmbio vai trazer muito aprendizado, não só para o meu currículo acadêmico, mas também para o meu crescimento pessoal. É algo que eu vou levar para sempre, pela vivência, pela cultura e por tudo o que vou aprender. Quando eu voltar ao Brasil, meu objetivo é cursar medicina e tenho certeza de que esse intercâmbio vai me ajudar muito nessa caminhada, pois vai abrir minha mente, ampliar minhas habilidades e me preparar ainda mais para o futuro que eu quero construir”, ponderou.

Programa Ganhe o Mundo – Por meio do PGM, 191 estudantes da Rede Estadual viajaram para o Chile em 2025. Além da oportunidade de estudar em outro país, o programa de intercâmbio do Governo de Pernambuco oferece aos jovens seguro saúde internacional, acomodação em casa de família (host family) com todas as refeições garantidas e uma bolsa mensal no valor de R$ 1.620. Todos os estudantes embarcados pela iniciativa também recebem malas de viagem.