Programação contou com apresentações artísticas em diferentes linguagens, como dança, vídeo, poesia, grafite, pintura e escultura
Estudantes da Rede Estadual participaram, nesta sexta-feira (29), da culminância da 4ª edição do projeto Historiarte. O evento reuniu produções artísticas inter e multidisciplinares desenvolvidas por alunos e professores, com o objetivo de promover experiências formativas que aproximem os participantes ao mundo do trabalho e do profissionalismo. Neste ano, o tema escolhido foi “Arte e Sustentabilidade Socioambiental”. A programação contou com a participação de mais de 120 estudantes, de 11 escolas, no piso L3 da Praça de Alimentação, do Camará Shopping, em Camaragibe.
Criado em 2003, o projeto tem como objetivo desenvolver as habilidades dos estudantes, aproximando-os do universo da cultura erudita como forma de afastá-los da cultura da violência e de combater a discriminação e os preconceitos. Durante o evento, os jovens tiveram a oportunidade de expressar suas artes em diferentes linguagens, como dança, vídeo, poesia, grafite, pintura, escultura, entre outras manifestações. Foram mais de 80 peças expostas e cerca de 15 apresentações de alunos e da dupla Mateus e Catirina. A programação também contou com lançamentos de livros e a participação de quatro professores autores, além de um desfile com roupa de papel reciclado.
O projeto Historiarte foi desenvolvido em quatro etapas. A primeira consistiu no incentivo à utilização, nas escolas, dos diferentes segmentos da arte como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem em qualquer disciplina. Em seguida, na segunda etapa, foi realizado um concurso escolar para selecionar as melhores produções criadas ao longo do ano letivo, que serviram como classificatória para a exposição Historiarte. Já a terceira etapa envolveu o cadastro das ideias, produções e práticas pedagógicas dos professores das escolas participantes. Por fim, na quarta etapa, os alunos tiveram a oportunidade de apresentar suas habilidades artísticas ao público, consolidando todo o percurso formativo do projeto.
De acordo com o professor e organizador do evento, José Antônio Santana, o projeto busca estimular estudantes e professores a desenvolverem conteúdos e habilidades por meio da arte. “A arte é um instrumento fundamental nesse processo. Além disso, temos estudantes que descobrem e aperfeiçoam seus talentos e muitos deles já atuam no mercado de trabalho, como atores teatrais, artesãos, artistas plásticos, coreógrafos, escritores e poetas”, destacou.
A professora Aline Moura, da Escola Estadual de Timbi, em Camaragibe, aproveitou o evento para revelar seu talento artístico. Apaixonada por arte desde a adolescência, ela encontrou no desenho uma forma de expressar sentimentos e transmitir emoções. Com sua habilidade no traço livre, Aline compartilhou com os estudantes não apenas a técnica, mas também a possibilidade de integrar a arte ao processo de ensino-aprendizagem.
“Eventos como este são fundamentais porque despertam o interesse artístico dos estudantes. Todo talento merece ser mostrado e essa é uma oportunidade de provar que eles são capazes. Além disso, é uma forma de revelar o quanto são inteligentes e de expressarem sentimentos, críticas e sua posição no mundo”, ponderou.


Demison Costa / SEE
O aluno Jonas Pereira, da Escola Estadual Jarbas Passarinho, em Camaragibe, produziu um quadro inspirado na canção “Fera Ferida”, interpretada por Maria Bethânia. A obra, um leão desenhado a lápis HB e finalizado com verniz brilhante, transmite a sensação de desapego e retrata um mundo em preto e branco, marcado por feridas, mas também pela força da superação humana.
“É um quadro muito profundo que eu gostei muito de fazer. Acho muito importante um evento como esse para um artista ser reconhecido. É incrível para mim participar do Historiarte, pois eu posso ter esse contato direto com as pessoas e mostrá-las de perto o sentimento que eu quis expressar. A arte nunca sai de você e qualquer forma expressa a arte”, salientou











