Evento reuniu cerca de 100 formadores indígenas e equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs)

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) realizou mais uma formação para os professores do Programa Criança Alfabetizada Indígena. O encontro aconteceu, nos dias 29 e 30 de outubro, na cidade de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, e reuniu cerca 100 formadores indígenas e equipes das Gerências Regionais de Educação (GREs). A capacitação teve como foco os profissionais que atuam na educação infantil, creche, nas comunidades indígenas, abrangendo áreas, como língua portuguesa, matemática e práticas pedagógicas nos anos iniciais. 

Durante a formação, os professores participaram de uma palestra sobre infâncias indígenas com a líder Rita Pankararu, trazendo a reflexão para os participantes sobre como a educação deve ser adaptada às especificidades culturais das comunidades, mantendo a qualidade no ensino de conteúdos, como a matemática.

A formação é parte de um esforço contínuo da SEE para melhorar a qualidade da educação infantil indígena, respeitando as tradições e ampliando o acesso ao conhecimento de forma mais justa e equitativa. De acordo com a gerente geral de Educação Infantil e Anos Iniciais, Juliana Teodosio, a SEE vem reforçando a necessidade de uma pedagogia que valorize a identidade cultural indígena, ao mesmo tempo que promova uma educação inclusiva e integrada. 

“Pernambuco já avançou muito na alfabetização, mas a gente precisa avançar ainda mais. Neste ano, nós tivemos um incremento com formadores bolsistas em cada município do estado, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental dos anos iniciais de língua portuguesa e matemática. A iniciativa busca fomentar o trabalho nas composições e recomposições das aprendizagens necessárias para as crianças concluírem o ensino fundamental com as habilidades atingidas”, explicou.