Evento reuniu 80 estudantes de 39 comunidades quilombolas do estado
O I Encontro Estadual dos Estudantes Quilombolas de Pernambuco, promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE), chegou ao fim nesta sexta-feira (19). Realizado em Sairé, no Agreste, o evento reuniu, desde a quarta-feira (17), 80 estudantes do ensino fundamental anos finais, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), oriundos de 39 comunidades quilombolas do estado.
Com o tema “Identidade e protagonismo dos(as) estudantes quilombolas”, a programação foi voltada para o fortalecimento das identidades e trajetórias desses jovens. Mesas de diálogo, como “Identidade quilombola na voz dos estudantes” e “Projetos e iniciativas estudantis quilombolas”, abriram espaço para que os alunos compartilhassem suas vivências e experiências. Além disso, os participantes tiveram acesso a um aulão de redação com a professora Fernanda Bérgamo e a oficinas que abordaram temas como fotografia negra, expressão corporal e narrativas quilombolas.

Foto: Renan Peixe
Para muitos estudantes, a iniciativa marcou um momento de transformação. Zenicleide Nascimento, da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Francisco Pires, exaltou a importância da iniciativa. “O encontro foi maravilhoso. Eu aprendi que nós, quilombolas, somos fortes. A gente mostra que devemos ter orgulho da nossa identidade e direito à educação”, declarou a aluna do Quilombo Serrotinho, em Mirandiba, no Sertão.
Jane Schimidt, do Quilombo de Catucá Povoação de São Lourenço, reforçou a importância da valorização das raízes. “Nós quilombolas somos herdeiros daquelas pessoas que disseram não à opressão. Temos que preservar as nossas raízes e esse encontro proporcionou uma percepção diferente sobre nós mesmos, com muita disseminação de conhecimento. Peço que tenhamos mais encontros como esses, porque todos os jovens quilombolas precisam saber a sua história”, defendeu a estudante quilombola da Escola Técnica Estadual (ETE) Aderico Alves de Vasconcelos, em Goiana, na Zona da Mata.
O encontro foi concluído com a elaboração coletiva de uma carta, resultado de um processo de reflexão e aprendizagem mútua. O documento apresenta posicionamentos sobre identidade, desafios enfrentados e propostas para o futuro da educação escolar quilombola.
Confira a carta na íntegra clicando AQUI.