Momento será vivenciado em 100 escolas nas 16 GREs até o dia 28

Levar a cultura junina para as escolas da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Esse é o principal objetivo do projeto Brincantes nas Escolas – Edição São João, da Secretaria de Educação e Esportes (SEE) em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura (Secult). A iniciativa visa possibilitar a integração dos estudantes com artistas e coletivos da cultura popular por meio de uma imersão de convivência direta com as manifestações pernambucanas. O momento será vivenciado em 100 escolas, das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs). As atividades começaram nesta terça-feira (18) e vão até o dia 28.

A iniciativa foi projetada com o propósito de tornar públicas, dar visibilidade e valorizar as expressões culturais populares de Pernambuco. Dessa forma, possibilita o acesso da comunidade escolar a grupos de coco, ciranda, xaxado, quadrilhas juninas e outras manifestações culturais vivenciadas durante os festejos juninos.

“A gente vem fortalecendo a cultura nordestina dentro das escolas estaduais. Essa é uma ação importante, porque acreditamos que, por meio da cultura, os estudantes vão conhecer a história e a forma de vida do nosso estado. É uma ação de valorização dos mestres da cultura popular, dando andamento ao tema do nosso ano letivo”, destacou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.

No primeiro dia do projeto, as ações aconteceram nas escolas jurisdicionadas às GREs Metro Sul e Agreste Centro Norte. Na Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Deputado Oscar Carneiro, no bairro de Camaragibe, os estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar a Quadrilha Junina Zabumba. O estudante do 7º ano, Ângelo Caetano, aprovou a iniciativa.

“Foi um momento muito prazeroso para todos aqui da escola. Momentos como esse são muito importantes para aprendermos mais sobre a nossa cultura. Esse é um projeto muito legal de ser vivenciado, deu pra ver todo mundo se divertindo e aproveitando essa época do ano tão marcante pra gente, que é o São João”, disse Ângelo.

A Escola Estelita Timóteo, localizada no município de Toritama, na região Agreste, recebeu a apresentação do músico  João do Pife e da Banda Dois Irmãos. O momento foi muito festejado pelo estudante do 3º ano do ensino médio, Severino Neto, que destacou a relevância da ação. “É de suma importância, porque é um projeto cultural que retrata a nossa vivência. O São João está presente na nossa vida e é muito interessante trazer esses momentos para dentro da escola. É um sentimento de inclusão”, ressaltou.