Participantes debateram sobre as especificidades e necessidades do atendimento escolar oferecido às crianças nos territórios rurais 

Representantes de municípios pernambucanos, movimentos sociais, universidades e do Comitê Pernambucano de Educação do Campo estiveram reunidos, entre os dias 13 e 15 de maio, no Seminário Estadual Infâncias e Escolas do Campo. Promovido pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE), o encontro formativo ocorreu em Gravatá, no Agreste, e reuniu 210 participantes em torno do debate sobre a construção de uma política estadual de Educação do Campo.

O seminário teve como objetivo ampliar o debate acerca do atendimento escolar oferecido aos estudantes da educação infantil e do ensino fundamental anos iniciais nos territórios rurais, apontando as especificidades e reais necessidades desse atendimento. A programação contou com a conferência de abertura “A Educação do Campo e as infâncias: pensando as escolas, sujeitos e territórios” e com cinco oficinas, que debateram temas como a identidade e cultura campesina, a formação de professores para alfabetização e letramento no campo e o ensino multisseriado. 

“Essa formação marca o fortalecimento do diálogo com as secretarias municipais de educação para que a educação do campo em Pernambuco possa alcançar os níveis de qualidade que a população rural deseja e merece. Quando olhamos para a infância, também estamos cuidando dos professores, das escolas e das comunidades campesinas”, considera Waldênia Leão, gerente de Políticas Educacionais do Campo. Ao fim do evento, todos os participantes aprovaram uma carta compromisso com as infâncias da Educação do Campo. 

O Seminário Estadual Infâncias e Escolas do Campo foi promovido pela Gerência de Políticas Educacionais do Campo (Gepec) em parceria com a Superintendência de Educação Infantil e Anos Iniciais da SEE. 

O Governo de Pernambuco tem fortalecido a primeira infância em todo o estado através de investimentos para a construção de creches nos municípios e da rede de formação para professores promovida pelo Programa Criança Alfabetizada.