A formação, voltada para profissionais da Educação Infantil, abordou temas como cuidar e educar, relações com as famílias, brincar na creche e avaliação pedagógica
A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) realizou, nesta quinta-feira (13), a abertura do “Comcreche: Trabalho pedagógico com bebês e crianças bem pequenas”, um curso de formação continuada do Programa Criança Alfabetizada, voltado a profissionais da Educação Infantil que atuam com bebês e crianças de 0 a 3 anos. A formação seguiu até a sexta-feira (14) e foi realizada no Hotel Orange, em Itamaracá, localizado no Litoral Norte.
Durante o curso, as equipes foram divididas em cinco Núcleos Formativos, com a presença de formadores bolsistas do programa, representando todos os municípios pernambucanos, assim como representantes de comunidades indígenas e quilombolas. Os encontros abordaram temas como Cuidar e Educar na Creche: Construindo a Identidade Docente; Relações Família-Bebê-Creche; Cultura das Infâncias: O Brincar na Creche; Práticas Pedagógicas no Cotidiano da Creche e Avaliação na/da Creche como Estratégia de Fortalecimento da Identidade Profissional.
Para Juliana Teodosio, superintendente da Educação Infantil e Anos Iniciais, o projeto é de grande importância para o estado. “Essa formação é pioneira no Brasil, nenhum outro estado oferece a formação continuada para os profissionais da creche. Acontece em cinco encontros anuais, em que são discutidas temáticas variadas sobre a creche, avaliação na creche, brinquedos e brincadeiras, natureza, direitos de aprendizagem, entre outros, para que haja os desdobramentos em cada território pernambucano, a partir dos formadores municipais da creche. Então, os formadores municipais podem desdobrar o conhecimento junto aos profissionais da creche de cada município, respeitando, sobretudo, os diversos contextos de aprendizagem de cada território”, afirmou.
Durante o primeiro dia, o evento ainda recebeu a presença da cirandeira Lia de Itamaracá, que participou de uma roda de conversa, com destaque para o livro Ciranda das Infâncias, construído por professores da rede estadual e direcionado para profissionais de creches. Os participantes puderam também participar de um momento cultural com cirandas e comemorações.
O “Comcreche: Trabalho pedagógico com bebês e crianças bem pequenas” é um curso de formação continuada que faz parte do Programa Criança Alfabetizada, tendo como objetivo principal promover o aprofundamento do conhecimento e a reflexão da prática pedagógica de profissionais da Educação Infantil que atuam na Creche.
No ano de 2025, o Comcreche atua com 222 formadores bolsistas que lecionam para mais de 6.700 professores/as da Creche em todo o estado. Pernambuco é pioneiro na proposição de uma formação específica para a Creche, que compõe a primeira etapa da Educação Básica.








