A Escola Técnica Estadual (ETE) José David Gil Rodrigues, em Jaboatão dos Guarares, realizou o VI LeiturArte. Esse projeto literário visa incentivar os estudantes a produzir peças teatrais realizando releitura de obras literárias e participando de todos os processos artísticos, desde a construção dos roteiros, dos cenários, dos figurinos, da sonoplastia e do gerenciamento e logística das apresentações. No LeiturArte 2024, a obra “Úrsula”, da autora Maria Firmina dos Reis, foi escolhida como homenageada e abriu o evento pedagógico realizado entre os dias 04 e 06 de setembro.

A escolha da homenagem dialoga diretamente com o tema do ano letivo 2024 da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, que é “Relações Étnico-Raciais: educar para o (re) conhecimento e a valorização da diversidade e da diferença”. Nesta edição, foram trabalhados os clássicos da literatura brasileira de diversos autores, como “Úrsula” de Maria Firmina dos Reis; “Senhora”, “Lucíola”, “A viuvinha” e “Iracema”, de José de Alencar; “A mão e a Luva” e “Helena”, de Machado de Assis; “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães; “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo; “A hora da Estrela”, de Clarice Lispector, e “Capitães de Areia”, de Jorge Amado.

O desenvolvimento do projeto consistiu na seleção das obras pelos estudantes, na leitura, na discussão, na reescrita e na adaptação para ser encenada. Além disso, cada sala produziu um Book Trailer e um cartaz da obra escolhida. A culminância do projeto deu-se por meio da encenação das adaptações de cada obra, por turma, para toda a comunidade escolar.

“Minha experiência no LeiturArte foi desafiadora e gratificante. Colocar em cena uma obra tão significativa como “A Escrava Isaura” exigiu dedicação e trabalho em equipe. Ver o resultado no palco e ainda ser reconhecida com prêmios foi incrível. Essa jornada me ensinou o valor da colaboração e a importância de acreditar em nosso potencial”, salientou a estudante do curso de desenvolvimento de sistemas Eduarda Tavares.

O LeiturArte foi idealizado pela professora Aldenise Araújo e, atualmente, é coordenado pelas professoras de língua portuguesa Francicleide Araújo, Kelyane Martins e Rosemary Soares. O projeto foi desenvolvido pelas 12 turmas do ensino médio integrado, alcançando os 485 estudantes, os 35 professores e os demais educadores da escola.

De acordo com a estudante do curso de desenvolvimento de sistemas, Stefanny Maria,  uma das experiências mais marcantes foi trabalhar em equipe. “No LeiturArte, a gente teve que fazer roteiro, cenário, sonoplastia e até mesmo durante o dia assistir a outras apresentações. Eu vejo isso como um momento mágico e divertido. O projeto se mostrou como um desafio, pois eram muitas coisas que deveriam ser inseridas, além de aprender a lidar com outras opiniões e formas de ajuda”, destacou.