Obras serão distribuídas a uma instituição de caridade

Com criatividade e espírito de valorização da identidade cultural, estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Cônego Fernando Passos, em Passira, desenvolveram um livro de colorir que retrata símbolos da cidade. Sob orientação do professor Rafael da Rocha, as turmas criaram o “Passira em Cores”, reunindo ilustrações digitais inspiradas em pontos turísticos, tradições e aspectos do cotidiano local.

A proposta nasceu na disciplina eletiva de Cultura Digital, que estimulou os alunos a utilizarem ferramentas tecnológicas para transformar imagens em desenhos artísticos. O trabalho coletivo resultou em páginas em preto e branco, prontas para serem coloridas. Os livros serão doados a uma instituição de caridade infantil da cidade.

O professor Rafael da Rocha destacou que a iniciativa foi construída a partir da tendência dos livros de colorir, adaptada para fortalecer a identidade local. “A ideia surge da necessidade crescente das inovações desses cadernos que viraram uma febre de colorir. E aí a gente quis juntar o útil ao agradável. Por que não criar um caderno que valorizasse a nossa cidade, que valorizasse os pontos históricos, que valorizasse as riquezas culturais que também existem na nossa cidade?”, disse.

Ao longo do processo, os estudantes trabalharam com ilustração digital e refletiram sobre a importância de preservar tradições como o bordado e a produção de milho, elementos da cultura de Passira. Para a aluna Gisele Cecília, do terceiro ano D, a experiência foi marcante. “Foi uma experiência incrível, pois, além de conhecermos pontos turísticos da cidade, pudemos compartilhar essa riqueza com outras pessoas, muitas das quais não conheciam determinados locais”, destacou.