Encontro ocorreu na UFPE e teve apoio do MEC
Cerca de 180 formadores das Gerências Regionais de Educação (GREs) Metropolitana Norte, Metropolitana Sul, Recife Norte, Recife Sul e Agreste Centro Norte participaram, nesta terça-feira (16), da aula inaugural do curso de formação continuada cujo tema é “Democracia e cidadania: educação em direitos humanos para professores”. O encontro ocorreu no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), reunindo especialistas e educadores da rede pública.
A palestra foi conduzida pela professora e doutora Aida Monteiro, referência na temática, com mediação de Catarina Gonçalves. A iniciativa foi coordenada pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos e o Ministério da Educação. O curso tem duração de seis meses e o foco é fortalecer a presença da educação em direitos humanos no ambiente escolar, capacitando professores, gestores e coordenadores pedagógicos para a implementação de práticas que dialoguem com os princípios do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos.
Um dos pontos centrais da formação foi o incentivo ao ensino pautado no conhecimento e na vivência dos direitos humanos, além da elaboração de diagnósticos da realidade escolar que permitam a criação de planos de ação adequados ao contexto de cada unidade de ensino. O curso também busca estimular valores, atitudes e posicionamentos que consolida o respeito à diversidade e o compromisso com a justiça social.
“Essa formação promove um aperfeiçoamento cultural e intelectual, porque o conhecimento não para. Todo mundo que está participando vai estar sendo atualizado porque a sociedade está se modificando, e a gente tem que acompanhar essas mudanças. Quem ganha é o Estado, porque a gente forma os servidores públicos, e na de ponta, os estudantes e a sociedade, porque a gente vai ter pessoas mais preparadas”, destacou o gerente de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Cledson de Lima.






