A equipe partiu para Brasília neste domingo e segue até o dia 11 deste mês

Estudantes da Rede Estadual de Pernambuco embarcaram para a etapa nacional da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Composta pelos professores, técnicos e a comissão organizadora, juntamente com os representantes e o coletivo jovem, a delegação realizou uma pré-conferência e, neste domingo (05), seguiu em viagem para Brasília-DF, onde será realizada a etapa final da CNIJMA.

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente é um processo de mobilização de todas as escolas brasileiras das redes estaduais, municipais e privadas que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano). É um convite para que as escolas desenvolvam jornadas pedagógicas por meio de pesquisas e produção de conhecimentos que contribuam com seus territórios no enfrentamento das mudanças do clima.

Um dos seus objetivos é fortalecer ações formativas no campo da educação ambiental, com base nos princípios de “jovem educa jovem”, “jovem escolhe jovem” e “uma geração aprende com a outra” com equidade, inclusão e diversidade, para que as escolas se constituam como espaços educadores sustentáveis e resilientes.

Organizada pelo Ministério da Educação (MEC), pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a VI CNIJMA é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora.

Em 2025, o tema da conferência é: Vamos transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática e faz parte do movimento de preparação do país para a Conferência do Clima (COP30), em novembro de 2025 na cidade de Belém (PA).

Em Pernambuco, as mobilizações iniciaram em novembro de 2024, com a formação para professores e técnicos das Gerências Regionais de Educação (GREs) e se seguiram até a realização da etapa estadual da Conferência, que ocorreu de 05 a 07 de agosto, no Hotel Monte Castelo, em Sairé, Agreste.

Para a etapa estadual, concorreram 113 projetos previamente selecionados, sendo escolhido para representar Pernambuco na VI Conferência Nacional que ocorrerá no período de 6 a 10 de outubro de 2025, em Brasília, o projeto apresentado pela estudante Rute Prazeres da Silva, Raízes e resistência: soberania alimentar e justiça ambiental na escola, sob a orientação da professora Amanda Breckenfeld Fragoso da Silva, da Escola Estadual Caio Pereira, integrante da Gerência Regional de Educação Recife Norte.

Na etapa estadual, foi definida a delegação que representará Pernambuco na VI Conferência Nacional, composta por 17 estudantes eleitos como delegados e delegadas, dentre os quais, um representante para as ações afirmativas indígena, quilombola e do campo, mais um estudante PCD. Integrarão ainda essa delegação dois representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco; dois representantes da Comissão Organizadora Estadual – COE/PE e três representantes do Coletivo Jovem.