Lideranças regionais se reuniram no Recife para reforçar as ações do projeto Entrelaços
A Secretaria de Educação de Pernambuco realizou, nesta sexta-feira (6), um encontro estratégico com lideranças regionais da educação, com o objetivo de alinhar diretrizes institucionais e fortalecer a implementação do Projeto Entrelaços nas escolas da rede estadual.
O encontro, no Recife, reuniu os gerentes regionais de educação e os coordenadores gerais de desenvolvimento da educação. Deste modo, foi um espaço de planejamento para a expansão das ações de saúde mental e prevenção e enfrentamento às violências no ambiente escolar, alinhado ao propósito do Entrelaços.
Durante o evento, foram apresentados os fundamentos do projeto como política pública estruturante, bem como diretrizes técnicas para a atuação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas. Também integraram a programação o debate sobre o Programa Escola que Protege, do Ministério de Educação, e a introdução ao Programa de Apoio Psicossocial às Escolas (PAPE), desenvolvido em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Child Mind Institute (CMI).
O encontro também teve como foco o alinhamento das responsabilidades e dos fluxos de atuação entre a SEE, as Gerências Regionais de Educação (GREs) e as unidades escolares.
Com a iniciativa, a SEE reafirma o compromisso com a promoção do cuidado psicossocial, a proteção integral dos estudantes e profissionais da educação e o fortalecimento de uma escola mais segura, acolhedora e promotora de direitos.
“O Entrelaços, assim como tudo que envolve o Pernambuco Acessível, é uma política pública que ninguém pode mudar ou acabar. A gente sente que, além de estar no caminho certo, está fazendo escola. Estamos fazendo o que ninguém fez e dando luz para aqueles que não tinham ideia de como cuidar da saúde mental, da afetividade e das relações na educação. É muito rico para nós um encontro como esse”, disse Ana Lúcia Barbosa, secretária executiva de Desenvolvimento da Educação.







