Programação segue até esta quarta-feira (16)

Teve início nessa segunda-feira (14) a Semana da Voz do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), evento gratuito que celebra a voz em suas múltiplas expressões artísticas e profissionais. Várias atividades foram realizadas durante o dia. À noite, o destaque foi para os shows musicais. A programação segue até a quarta-feira (16).

A manhã foi dedicada à capacitação de professores da instituição, com a oficina “Crescendo com a Voz: técnicas e cuidados na muda vocal”, ministrada pela fonoaudióloga Conceição Cavalcanti, da Universidade Católica de Pernambuco.

À tarde, houve a abertura da exposição “A Arte da Voz”, na Biblioteca Henrique Gregory, que fica no próprio CPM. Em seguida, ocorreu a cerimônia de abertura no Estúdio CPM, abrindo oficialmente a edição 2025 do evento.

O momento foi marcado pela masterclass “A Voz Dramática: a arte da expressão nos recitativos de ópera”, conduzida pela professora Nadja Sousa, e em seguida teve início a oficina “Planejando o Sucesso: gerenciamento de carreira”, com a Banda Clave de Fá. 

Imagens: Divulgação

Já no fim da tarde, a professora Raquel do Monte apresentou a masterclass “Corpo, Voz e Emoção: construindo uma performance expressiva”, que convidou os participantes a refletirem sobre a integração entre técnica e emoção.

Um dos momentos mais emocionantes foi o recital de homenagem ao compositor Waldemar Henrique, com interpretação de alunos do CPM. O encerramento ficou por conta da energia contagiante de Sarah Leandro e Banda, que fizeram lotar o estúdio do CPM e embalaram o público com repertório autoral e releituras da música brasileira.

“A Semana da Voz é uma celebração da nossa essência, daquilo que nos comunica, nos emociona e nos conecta. É também um momento de aprendizado profundo, de valorização dos profissionais que atuam com a voz e de homenagem a quem deixou um legado na formação de tantos artistas, como a querida professora Elizete Galvão”, destacou Janete Florêncio, gerente geral do CPM.

A Semana da Voz do CPM segue até a quarta-feira (16), com uma programação que inclui oficinas, palestras, rodas de conversa, atendimentos com fonoaudiólogos, aulas práticas, exposições e outras apresentações musicais. Tudo de graça.

Imagens: Divulgação