Seminário de pontapé dos trabalhos aconteceu nesta quinta-feira (04)
A Secretaria Estadual de Educação (SEE) deu início ao processo de distribuição e organização do orçamento da pasta para o ano de 2026, durante a realização do seminário anual que reuniu representantes e servidores dos setores responsáveis por ações que demandam recursos. O encontro do Planejamento Orçamentário Anual (POA) ocorreu no auditório da sede e marcou oficialmente o começo da etapa de alocação dos recursos já definidos pelo Governo do Estado para o próximo exercício.
O seminário foi organizado pela Secretaria Executiva de Administração e Finanças (Seaf), por meio da Gerência Geral Orçamentária, que apresentou as orientações para alinhar diretrizes, iniciativas e prioridades que irão nortear a divisão dos recursos entre as secretarias executivas. A proposta é tornar o processo mais equilibrado e eficiente, fortalecendo a tomada de decisão e garantindo que as ações previstas para 2026 atendam às necessidades reais da rede estadual de ensino.
O evento contou com a participação do secretário de Educação, Gilson Monteiro, que destacou a importância do planejamento responsável para assegurar a execução das políticas educacionais ao longo do próximo ano.
“A intenção é fazer com que todas as secretarias executivas, dentro das políticas públicas que executam, passem a pensar o orçamento a partir do seu próprio teto orçamentário. A ideia é que cada área compreenda sua capacidade de resolução e de entrega dentro dos limites financeiros que possui. Respeitar o orçamento significa ter um planejamento compatível com a realidade, sem que isso engesse a secretaria para novas políticas, para a inovação e para a construção de soluções diferentes, como vem sendo feito ano a ano com as entregas da governadora Raquel Lyra”, destacou o secretário.



Fotos: Demison Costa
A palestra principal foi conduzida pelo secretário executivo de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco, Marcelo Dantas, que abordou os principais elementos técnicos da execução orçamentária e as etapas do processo de alocação dos recursos.
“Este é um evento de extrema importância, porque trata diretamente do planejamento, da priorização e da entrega. Esse é o foco principal, fazer a ligação entre planejar bem e garantir que as ações cheguem, de fato, na ponta. Estamos à disposição, sempre em parceria com a Educação, para contribuir não apenas com o planejamento, mas, principalmente, para assegurar essa entrega para toda a população”, disse Marcelo.
A partir das orientações apresentadas no encontro, os participantes estarão aptos a operacionalizar os formulários que irão nortear a distribuição do orçamento. Cada setor deverá registrar suas demandas e projeções, detalhando os pontos necessários para subsidiar a consolidação final. O prazo para o preenchimento é de quinze dias, período em que as equipes deverão enviar todas as informações previstas por cada secretaria executiva.
“O POA é importante pra gente não perder tempo. Todo mundo tem sonhos, todo mundo tem desejos, todo mundo quer que aconteça alguma ação, mas se você não planeja, se você não vai atrás do dinheiro, não deixa essa sua ação dentro dos limites de teto que a gente tem, você não consegue executar. Planejar é priorizar, é ganhar tempo para executar aquilo que realmente importa”, colocou o secretário executivo de e Administração e Finanças da SEE, Dilermando Brito.

