Jovens apresentaram as tradições culturais de cidades pernambucanas
Duas estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ana Faustina, de Surubim, no Agreste de Pernambuco, participaram do 76º encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado entre os dias 07 a 13 deste mês, em Belém, capital do Pará. Ana Vivian da Silva Cardozo e Grazielly Camilly Ribeiro de Lima, do 2º ano, apresentaram o projeto “Juventudes: Valorizando as Manifestações Culturais na Escola”, idealizado pela professora Janailza Lima.
O evento do SBPC aconteceu na Universidade Federal do Pará, com vários stands montados, elaborados por instituições de ensino superior e da educação básica, públicas e privadas de todo o País, que mostravam trabalhos científicos e culturais de suas regiões.
O projeto da Erem consiste na participação de estudantes protagonistas em atividades artísticas que retratam as tradições culturais de cidades do nosso Estado, incluindo a própria Surubim, conhecida nacionalmente pela vaquejada. Durante a jornada, os alunos aprenderam sobre a riqueza e diversidade da cultura brasileira, favorecendo o próprio protagonismo e ampliando os conhecimentos científicos e o repertório cultural.
“Foi uma experiência incrível, com muita aprendizagem tanto para mim, quanto para as estudantes protagonistas. Retornamos com a bagagem mais ampla de saber científico. A escola é um espaço fundamental onde os jovens devem ser incentivados a se expressar e a exercer o seu protagonismo por meio de percursos educativos e práticas artísticas”, destacou a professora Janailza.
Imagens: Divulgação
O que credenciou a participação da escola no encontro da SBCP em Belém foi o fato do projeto ter conquistado o primeiro lugar na categoria iniciação científica – experiência exitosa na 29ª Feira Internacional da Ciência Jovem, realizada no Recife em novembro de 2023.
A estudante Grazielly se disse orgulhosa por representar Pernambuco. “As pessoas que iam visitar nosso stand se mostraram interessadas em saber mais sobre a cultura da nossa cidade e estado. No início eu fiquei um pouco nervosa, mas como sou protagonista e estava lá para apresentar um projeto que eu participei, fui perdendo timidez. Jamais esquecerei os dias que passei lá”, relatou a jovem.
O mesmo sentimento é compartilhado por Ana Vivian. “Foi uma experiência inovadora em minha vida. Vibrante de conhecimento e descobertas que me envolveram desde o momento em que entrei no campus universitário. Conheci pessoas incríveis. Troquei ideias, fiz conexões que espero manter ao longo da minha carreira”, contou.
Erem Ana Faustina rumo ao Peru
Em novembro, a professora Janailza Lima, justamente com o estudante Jânio Santos, embarcam para o Peru, onde irão disputar um concurso na área de Ciências Sociais chamado “Milset América Latina”.
Durante o evento, eles irão apresentar o projeto “My Feelings – Conectando Emoções” que propõe investigar a ansiedade e a depressão em jovens na escola e ajudá-los a enfrentarem eventuais crises emocionais.