Estudantes das escolas Colette Catta e da EREM Pompéia Campos participaram de diversas atividades focadas no empoderamento feminino na atualidade

A Escola Estadual Colette Catta, localizada no município do Cabo de Santo Agostinho, e a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Pompéia Campos, do Recife, realizaram a Semana Internacional das Mulheres que Fizeram História. O evento foi aberto, na segunda-feira (10) e seguiu até esta sexta-feira (14), com o objetivo valorizar a trajetória de mulheres que marcaram a história nas áreas do conhecimento, além de trabalhar com os estudantes a importância do protagonismo feminino.

A programação da Escola Colette Catta contou com atividades interdisciplinares conduzidas pelos professores da unidade escolar. Na disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo, os alunos aprenderam sobre a vida e a obra de escritoras brasileiras como Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector, além de personalidades de relevância histórica, como Macaé Evaristo, Irmã Dulce, Marta de Holanda, Mariana Amália e a própria Colette Catta, que dá nome à escola. 

Além das atividades em sala de aula, como rodas de diálogo, cine debate, exposição de cartazes, apresentação oral de biografias, produção de cordel, a Escola Estadual Colette Catta recebeu, no dia 13, a atriz, produtora cultural e roteirista Erika Araújo e a equipe do Conselho Tutelar do Cabo de Santo Agostinho para dialogar sobre os desafios e as conquistas das mulheres na atualidade. Os alunos também escutaram os testemunhos de mulheres da comunidade que contaram sobre as suas experiências de vida.

A estudante Emilly Helena da Silva, do 1° ano do ensino médio, destacou a relevância do evento. “É necessário relembrar a trajetória das mulheres de antigamente para empoderar as mulheres de hoje. É importante seguir estes exemplos não só na escola, como fora da unidade”, disse.

Já a aluna do 2º ano do ensino médio, Gabrielly Beatriz Silva dos Santos, falou sobre a experiência. “É preciso reconhecer a história dessas mulheres para que possamos nos inspirar nelas para conseguir, lutar e acreditar nos nossos objetivos”, destacou. 

Na EREM Pompéia Campos, foram realizadas seis atividades na Semana de Valorização das Mulheres que Fizeram História. A programação foi aberta, no dia 10,  com uma oficina de trança para as estudantes. 

Durante a semana,  no dia 11, as alunas participaram de uma palestra com a pesquisadora Mirella Pinto, além de uma roda de conversa com escritoras pernambucanas. Já no dia 12, a EREM recebeu o Núcleo de Literatura e Cidadania da UFPE e uma oficina realizada pela Defensoria Pública de Pernambuco. No último dia do evento (14), as atividades foram encerradas com ações do Núcleo de Gênero Eleta Freire e homenagens às professoras de Ciências Humanas e História, respectivamente, Eleta Freire e Lia Cardelli.

“Gostaria de destacar a relevância dessa iniciativa da EREM Pompeia Campos, por oferecer a oportunidade de discutir com os estudantes sobre a participação histórica das mulheres nas várias dimensões da vida social. Parabenizo a ação da escola e me sinto muito honrada com a homenagem recebida”, pontuou a professora homenageada, Eleta Freire.