Gabriela Inácio de Oliveira vivenciará rotina legislativa no Senado Federal
A estudante Gabriela Inácio de Oliveira, do segundo ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambucano, localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife, foi a escolhida para representar Pernambuco no programa Jovem Senador 2024, desenvolvido pelo Senado Federal. O anúncio surpresa da escolha aconteceu nesta quinta-feira (20), no auditório da unidade de ensino.
O momento foi marcado por muita festa e emoção. Das mãos dos representantes da Gerência de Projetos Especiais da Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), Gabriela recebeu um passaporte simbólico com a informação do período em que ela estará em Brasília (DF) vivenciando a rotina legislativa.
A semana de vivência legislativa acontece entre os dias 5 a 9 de agosto. Durante o período, Gabriela e os demais jovens representantes dos estados e do Distrito Federal – todos de escolas públicas – vão participar de debates e aprender como criar projetos de leis. Um momento que será marcado para toda a vida de Gabriela.
Imagens: Josimar Oliveira
“Eu estou muito feliz, não esperava por isso. Acredito que vai ser uma experiência interessante e inesquecível. Com certeza vou aprender muito e vai acrescentar bastante no meu futuro”, relata a jovem senadora, extasiada pela emoção.
Para participar do programa Jovem Senador, os estudantes interessados tiveram que fazer uma redação, em abril, com o tema “200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. Na etapa escolar, aproximadamente nove mil redações foram produzidas em Pernambuco, sendo 369 inscritas e 3 redações encaminhadas para a fase nacional seguinte.
Na avaliação da coordenadora estadual do Programa Jovem Senador, Cecília Alcântara, a participação nas atividades do programa enriquece os conhecimentos dos estudantes sobre cidadania. “Essa é uma oportunidade ímpar, que proporciona uma compreensão prática e profunda de como funciona o sistema legislativo do Brasil. Além disso, promove engajamento cívico e político, incentivando os jovens a se tornarem cidadãos mais conscientes”, destaca.