Startups formadas pelos jovens desenvolveram ideias de melhorias para os empreendimentos

O sucesso de uma jornada pedagógica que contribuiu diretamente para o impulsionamento de pequenos empreendimentos do Recife foi celebrado durante um evento realizado nesta quarta-feira (03), pela Escola Técnica Estadual (ETE) Porto Digital, situada no Centro da cidade. Durante os últimos três meses, os estudantes da unidade escolar desenvolveram ideias de melhorias, conceitos e funcionalidades, passando pela criação de marcas, identidade visual, redes sociais e sites interativos de micronegócios cadastrados na Prefeitura do Recife.

Mais de cem estudantes, divididos em 18 grupos, participaram da jornada, chamada de “Impulso Técnico”. Cada grupo se comportou como uma startup, planejando, definindo e monitorando as metas de cada pequeno empreendimento escolhido. As startups foram compostas por um designer, um mediador, um desenvolvedor, um gestor de projeto e um líder.

A professora de design, Deise Galvão, idealizadora do “Impulso Técnico”, disse que a jornada foi de muita valia no que se refere à preparação dos estudantes para o mercado de trabalho. “Esse projeto tem como foco promover a imersão do jovem com clientes reais, através do processo do design com metodologia ativa”, destaca. “Tudo isso é só o início de uma jornada. Queremos que esses clientes fiquem satisfeitos e que os projetos sigam em frente através de startups”, conclui.

No encontro desta quarta, estiveram presentes os estudantes envolvidos no projeto, professores, familiares e os donos dos negócios contemplados pelo trabalho dos jovens. O aluno Allyson Roberto Silva da Fonseca fez parte da startup NovaTec, que atendeu uma empresa de estética automotiva. Ele conta que a experiência foi enriquecedora.

“Participar deste projeto foi algo que me agregou muito porque tive que lidar com clientes reais e trabalhar em grupo. Tudo isso ajudou a entender o mercado de trabalho. Foi um dos melhores projetos que já participei”, comentou Allyson.

O sentimento de satisfação e de aprendizado também é compartilhado pela estudante Heloísa Maria Santos Leite. Ela participou da startup Criativo, que atuou junto a uma empresa especializada em produtos feitos com resina. “Agradeço muito ao projeto. A oportunidade de lidar com clientes reais foi muito importante para nossa formação. Vai ajudar muito no nosso futuro”, relata a jovem.