Evento de abertura contou com a presença do embaixador francês e diversas autoridades
A Biblioteca Pública de Pernambuco (BPE) abriu, na tarde desta quarta-feira (15), a exposição “Patrimônio Francês na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco: Coleção França Pereira e Publicações Especiais Francesas”, que segue em cartaz até o dia 30 de outubro. A mostra celebra os 200 anos de amizade e de relações diplomáticas entre o Brasil e a França, reunindo obras raras em língua francesa e destacando a influência cultural francesa na formação intelectual e artística de Pernambuco.
O evento de abertura contou com a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, que veio diretamente de Brasília, e do cônsul Serge Gas. Acompanhados pelo gerente geral de Gabinete da Secretaria Estadual de Educação (SEE), Cássio Melo, e do gestor da BPE, Antônio Moura, os diplomatas conheceram as dependências da BPE, incluindo o acervo, a arquitetura e a história da instituição, considerada um dos mais importantes espaços de preservação da memória literária de Pernambuco e do Brasil.
“A França e o Brasil vêm se aproximando em vários acordos de interesse, mostrando que se está pensando também para os ensinos fundamental e médio. A parceria atinge os professores da rede e a qualificação desses profissionais. Então, este evento é uma celebração dos frutos dessa boa convivência”, destacou Cássio.
Para o gerente da BPE, Antônio Moura, o momento ficará na história. “É um marco histórico para a nossa instituição, quase bicentenária. E o público sai ganhando muito com essa iniciativa. Nossos estudantes e frequentadores em geral terão acesso a duas importantes coleções francesas do nosso acervo. Tudo isso nos honra muito” destacou Antônio.
A exposição tem como base dois catálogos que registram obras francesas em língua original pertencentes ao acervo da BPE: o Catálogo França Pereira (1927) e o Catálogo Letras Francesas (2009). A proposta é evidenciar o diálogo histórico entre os dois países e a contribuição das ideias, da arte e do pensamento franceses para o desenvolvimento sociopolítico e cultural de Pernambuco entre os séculos XIX e XX.
O acervo Coleção França Pereira foi incorporado à biblioteca na década de 1920, reunindo 1.546 volumes, em sua maioria obras raras francesas. O catálogo publicado em 1927 documenta essa importante doação. Décadas depois, em 2009, a BPE lançou o catálogo “Letras Francesas: um legado estético – Catálogo de literatura francesa do século XIX à primeira metade do século XX”, que reúne 837 títulos entre literatura, poesia, teatro, ensaios, discursos, ficção, cartas e antologias.



Fotos: Demison Costa
A mostra também presta homenagem ao poeta e professor Luís da França Pereira (1872–1925), responsável pela coleção que leva seu nome. Nascido no Recife, foi docente de língua francesa na Escola Normal de Pernambuco, jornalista e ocupante da cadeira nº 18 da Academia Pernambucana de Letras. Membro do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano, colaborou com o Diário de Pernambuco e com a publicação Livro do Nordeste (1925), organizada por Gilberto Freyre.
“É com muita alegria que participo da inauguração desta exposição. Que é muito mais do que uma homenagem ao passado. Ela expressa dois séculos de amizade intelectual, artística e científica entre nossos países. A Biblioteca Pública é uma das mais antigas e prestigiadas instituições culturais. Os livros e catálogos aqui expostos contam uma história de admiração mútua e de trocas intelectuais intensas”, falou Lenain.
Também estiveram presentes na abertura da exposição a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, representantes de diversos consulados e servidores da BPE.
Exposição japonesa
Além da exposição francesa, a bpe também promove, até o dia 23, a mostra “80 anos de Hiroshima e Nagasaki”, composta por banners e imagens que narram a história, as tradições e a cultura das duas cidades japonesas, convidando o público à reflexão sobre os horrores da guerra e a importância da paz. A iniciativa integra as celebrações pelos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão.