GRE Mata Centro reúne iniciativas criativas em mostra de empreendedorismo e tecnologia 

Evento destacou soluções inovadoras desenvolvidas por estudantes ao longo do ano letivo

A Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro promoveu, nesta sexta-feira (5), a I Mostra de Empreendedorismo, Tecnologia, Robótica, Inovação e Criatividade (METRIC). O evento reuniu estudantes, docentes e gestores das 10h às 14h na Escola Técnica Estadual (ETE) José Joaquim da Silva Filho, em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. 

A iniciativa buscou celebrar, divulgar e fortalecer o protagonismo estudantil nos projetos desenvolvidos nas escolas da região ao longo do ano letivo, com destaque para as práticas alinhadas às tendências da educação e do mundo do trabalho. A programação contou com experimentos tecnológicos, protótipos de robótica, soluções criativas, ações empreendedoras e práticas inovadoras para as escolas e comunidades.  

Participaram da mostra cinco Escolas Técnicas e cinco Escolas de Referência em Ensino Médio (EREM) da GRE Mata Centro, somando mais de 140 estudantes e 35 professores.  

A ETE José Joaquim da Silva Filho, que recebeu a edição inaugural da METRIC, apresentou, entre outros projetos, o EducLibras, um aplicativo educacional voltado ao ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) de forma gamificada, acessível e interativa. Com a utilização de recursos como desafios, níveis, pontuação, vídeos demonstrativos e atividades práticas, o objetivo do aplicativo é promover a inclusão e facilitar o aprendizado de Libras de forma lúdica. 

A inclusão também esteve presente na bengala inteligente, criada por estudantes da ETE Maria José Vasconcelos, em Bezerros, com o propósito de auxiliar pessoas cegas e com baixa visão na identificação de obstáculos durante a locomoção. O protótipo apresentado na mostra utiliza canos de PVC e sensores ultrassônicos em tecnologia semelhante ao sensor de ré de um carro, no qual o som varia de acordo com a proximidade do obstáculo. 

Outro projeto relevante foi da ETE Professor José Luiz de Mendonça, em Gravatá, com práticas relacionadas à empregabilidade, que integra formação técnica de qualidade e ações de encaminhamento profissional, e robótica educacional, com ações de automação, mecatrônica e inteligência artificial.