Várias atividades de incentivo ao hábito da leitura foram desenvolvidas

Mais de 40 escolas jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Recife Sul desenvolveram ações em celebração à campanha Agosto Literário durante toda esta semana. Foram promovidas sessões de leituras, rodas de conversa, saraus, feiras de livros e oficinas de escrita. Tudo isso como uma forma de reforçar o incentivo à leitura entre os estudantes e para celebrar a riqueza da cultura literária.

Na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Vidal de Negreiros, situada no bairro de Afogados, os estudantes participaram, ao longo da semana, de uma oficina de mangá, que é um estilo de histórias em quadrinhos originárias do Japão. Na quinta-feira (29), eles realizaram uma exposição do material produzido. Durante o evento, aconteceu a apresentação do grupo de maracatu Aganju Ase Aba e um debate para o enfrentamento ao racismo.

“Foi um evento muito importante porque trouxe diversos assuntos e ensinamentos para a gente poder aplicar lá na frente nas nossas vidas“, relatou a estudante Alice Vitória, do 1º ano do ensino médio.

Outro exemplo de destaque aconteceu na Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Presidente Arthur da Costa e Silva, localizada no bairro da Mustardinha. As atividades de leitura e escrita também giraram em torno da cultura pernambucana. “Associamos os movimentos artísticos presentes nos estandartes, figurinos e dança na intenção de compreender o que estes comunicam e quais são seus impactos no âmbito social”, detalhou a gestora da unidade.

Imagens: Divulgação

A gerente Regional de Educação Recife Sul, Viviane Gomes, contou que o hábito da leitura faz parte do dia a dia escolar na Rede Estadual de ensino, e que ações especiais como essas, no embalo de Agosto Literário, só reforçam os esforços em promover uma educação com cada vez mais qualidade.

“Foi uma semana de inquietação literária e de resgate da literatura. Com o prazer de ler, a gente alcança tudo no mundo. Queremos sempre estimular os nossos estudantes à prática da leitura, seja de livros literários, seja paradidáticos, tudo que possa fortalecer o seu interior”, destacou Viviane.