Ação inédita na Rede Estadual de Pernambuco foi lançada em evento com estudantes no Recife
A Secretaria Estadual de Educação, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, lançou o Guia de Protagonismo para o ano letivo de 2026. A apresentação aconteceu durante os dias 19 e 20 de janeiro, no Recife, com a participação de estudantes de todo o estado.
A formação dos protagonistas iniciou na segunda-feira (19) com a palestra sobre Cidadania Digital e Midiática, tema que norteará este ano letivo na Rede Estadual de Pernambuco. Os estudantes também acompanharam a mesa sobre Cidadania e Respeitos às Singularidades, com Dayanna Louise, Chefe da Unidade de Educação para as Relações de Gênero e Sexualidades, da Gerência de Direitos Humanos e Cidadania.
A estudante Maria Lucielly, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Professor Manoel Xavier Paes Barreto, em Petrolina, enfatizou como a formação promove o protagonismo estudantil.
“Ser protagonista é representar outros estudantes e fazer a ponte com a gestão e mostrar qualquer dificuldade que a escola tiver. Esse evento é importante porque estou aprendendo sobre temas que eu não sabia ainda, como a violência no ambiente digital. Outro assunto que aprendi foi o uso das telas, que pode prejudicar não só o físico, mas também o mental“, disse a estudante de 14 anos.
Foto: Josimar Oliveira/SEE
Já nesta terça-feira (20), a programação foi dedicada à apresentação do Guia de Acolhida, que propõe uma recepção humanizada através de dinâmicas como o Túnel de Boas-Vindas e a Árvore dos Sonhos para a volta às aulas.
Além disso, também aconteceu o lançamento do projeto VOZES, que visa capacitar estudantes para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades, de modo a buscarem soluções para problemas locais com ações concretas e parcerias estratégicas.
Com o Projeto VOZES, cada turma terá dois coordenadores protagonistas liderando equipes em projetos de intervenção social, consolidando os pilares de cidadania e inovação do estado.
“O objetivo é que os alunos não apenas ocupem a escola, mas sintam-se corresponsáveis pela sua melhoria”, reiterou Eduardo Andrade, Gerente Geral de Etapas e Modalidades da SEE.










