O evento reuniu educadores, psicólogos e assistentes sociais para debater estratégias às múltiplas violências no ambiente escolar

A Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE) realizou, entre os dias 27 e 29 de maio, o encontro formativo “Educar para proteger: prevenção e enfrentamento de múltiplas violências na escola”. O evento aconteceu na cidade de Gravatá, no Agreste, e reuniu os pontos focais de Psicologia, Serviço Social e professores em função técnico-pedagógica das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) de Pernambuco, com o objetivo de fortalecer as estratégias de prevenção e enfrentamento às múltiplas violência no ambiente escolar.

No primeiro dia (27), a programação contou com uma mesa temática de abertura com representantes da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e da Secretaria de Defesa Social (SDS). Na ocasião, foi abordado aspectos ligados à segurança nas escolas e o papel das instituições públicas na prevenção de ameaças e vulnerabilidades que atingem a comunidade escolar.

Já no dia seguinte (28), os participantes foram recebidos com uma apresentação cultural do Grupo Folkpopular, de Bezerros, representado por um estudante da rede, além da performance instrumental do saxofonista Felipe, da Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Eurico Queiroz.

A programação seguiu com a mesa temática “Faça bonito: prevenção e enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”, conduzida pela Fundação Roberto Marinho em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. O debate destacou a importância do papel da escola na identificação e acolhimento de vítimas e testemunhas de violência sexual, bem como na articulação com a rede de proteção.

Encerrando o segundo dia, foi realizada uma oficina temática conduzida pelas psicólogas e assistentes sociais da Gerência de Políticas Educacionais de Direitos humanos e Cidadania (GEDHC), oferecendo aos participantes ferramentas práticas e metodologias de intervenção para atuação nos territórios educacionais.

Na quinta-feira (29), último dia do evento, a Secretaria de Educação (SEE), apresentou a parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), com uma apresentação sobre a construção da atenção psicossocial às escolas no estado de Pernambuco. Para encerrar o encontro, os convidados avaliaram a formação e compartilharam suas experiências dos temas abordados durante os três dias de atividades. 

“Seguimos firme com o trabalho de formação continuada na nossa rede, por meio das regionais, para poder chegar nas escolas e garantir a equidade, o equilíbrio pedagógico e o avanço nas políticas públicas em Pernambuco”, ressaltou o gerente de Políticas Educacionais de Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria Educação de Pernambuco, Clédson Lima.