ead, ensino a distância, pernambuco, enem, ssa

Mais de 100 aulas serão disponibilizadas no YouTube

Com o objetivo de ampliar o acesso a conteúdos educacionais aos alunos que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco em 2024, a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) lançou, nesta sexta-feira (04), o projeto digital Prepara Enem/SSA. A iniciativa oferecerá aulas remotas intensivas de todas as áreas de ensino, por meio dos canais do EducaPE TV e da TV Alepe no YouTube.

A cerimônia de lançamento foi transmitida ao vivo, diretamente dos estúdios da Escola Técnica Estadual de Ensino à Distância Professor Antônio Carlos Gomes da Costa (Etepac), localizada no bairro de Santo Amaro, no Recife. Participaram do momento a gerente geral de Políticas Educacionais, Janine Furtunato; a gestora de Educação à Distância, Ana Pernambuco; o gerente regional de Educação Recife Norte, Yuri Souza; o gestor da Etepac, Arnaldo Luís Junior; além de professores da Rede que participam do projeto.

Imagens: Filipe Jordão

“É uma iniciativa para aqueles estudantes que não têm oportunidade de participar de um curso pré-vestibular presencialmente. Vai incrementar os conhecimentos que eles já vêm tendo junto com seus professores nas escolas. É mais um compromisso da educação pernambucana em garantir a política de acesso ao ensino superior”, destacou Janine Furtunato.

O Prepara Enem/SSA disponibilizará mais de 100 aulas, elaboradas por professores da rede estadual, focadas em temas atuais e que têm sido recorrentes nas edições anteriores do Enem. As aulas serão lançadas de segunda a sexta-feira, até o dia 26 de novembro, sempre às 19h. Os conteúdos são acompanhados de exercícios, e-books e slides.

Para Ana Pernambuco, o Prepara Enem/SSA se destaca também pela flexibilidade e acessibilidade. “É uma grande oportunidade para os estudantes, pois eles têm a chance de acessar todo esse material na hora que tiverem disponibilidade e assim poderem avançar em seus estudos”, diz.

Prevupe

Em agosto, tiveram início as aulas do Pré Vestibular da Universidade de Pernambuco (Prevupe). Essa é uma tradicional parceria com a SEE que também contribui com a preparação dos estudantes que irão fazer o Enem. São 48 polos em escolas estaduais, que atendem 41 municípios distribuídos em todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GREs).