São aulas de língua inglesa e espanhola, todos os sábados

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) iniciou, neste sábado (18), as aulas preparatórias para a edição 2024 do Programa Ganhe o Mundo (PGM). Já são mais de 15 mil estudantes inscritos em 141 polos espalhados por todas as 16 Gerências Regionais de Educação (GRE).

São aulas de língua inglesa e espanhola, todos os sábados. Dessa forma, a SEE ajuda os alunos e alunas a aperfeiçoarem ainda mais seus conhecimentos, para que cheguem forte no processo seletivo do Programa, cujo edital será lançado no início do segundo semestre.

Este ano serão mil vagas de intercâmbio estudantil. Os destinos são entidades educacionais parceiras do Governo de Pernambuco nos Estados Unidos, Canadá, Colômbia e Chile. Uma experiência sonhada por cada um dos estudantes inscritos nos aulões.

“O meu foco é aprender inglês para poder ser programador no futuro. Tenho vontade de ir para o Canadá porque eu acho um local bonito e acredito que lá poderei desenvolver o idioma. As expectativas são grandes”, relata o estudante Vinícius Oliveira, do segundo ano da Escola Técnica Estadual (ETE) Ginásio Pernambuco, que fica no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. O jovem está matriculado no polo da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Mardônio de Andrade Lima Coelho, localizada na Bomba do Hemetério, na Zona Norte da Capital.

Matriculada no mesmo polo, a aluna Giselde Cristina da Silva, do primeiro ano do ensino médio da Erem Santa Paula Frassinetti, localizada no Espinheiro, Zona Norte do Recife, deseja embarcar para os EUA. “Quero aprender mais e melhorar meu vocabulário do inglês. Quero conhecer como é a cultura e estudar lá. Isso sempre foi meu sonho”, diz.

O estudante interessado em participar dos aulões de preparação para o PGM deve procurar a unidade escolar onde estuda para se informar onde há o polo mais perto de casa e realizar a inscrição.

Fotos: Josimar Oliveira

PGM com novidades em 2024

Em 2024, o PGM terá vagas específicas para os estudantes do campo, quilombolas e indígenas. Além disso, haverá áreas específicas como economia criativa, esportes e áreas voltadas a cursos técnicos.

“Esta é uma grande novidade que estamos trazendo para nossos estudantes. Com a abertura desses aulões, entramos na reta final do Programa. Os estudantes que já tiveram a oportunidade de iniciar seus estudos dentro das eletivas do ensino médio, agora têm a oportunidade de intensificar a preparação para a seleção”, destaca a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.

Aulas online também reforçam os conhecimentos

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) tem disponibilizado também aulas online de línguas inglesa e espanhola para os estudantes interessados em participar do Programa Ganhe o Mundo (PGM).

Os conteúdos são disponibilizados todas as segundas, quartas e sextas-feiras na plataforma Classroom, do Google. O link pode ser acessado através do e-mail escolar do estudante. No ambiente virtual, o aluno pode escolher uma das salas de aulas disponíveis.

As aulas foram produzidas pelos professores da Rede e tratam de expressões, saudações e apresentações; como usar meios de transporte, se situar na cidade, rotina, entre outros temas essenciais.