Encontro teve como objetivo ampliar o uso da tecnologia como ferramenta nas aulas da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA)
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE/PE), por meio da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos (GEJAI), promoveu nesta quarta-feira (04), um encontro focado na Cidadania Digital e Midiática para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Realizado na sede do Cesar School, no bairro do Recife, o encontro teve como objetivo central o tema “Educação para a Cidadania Digital e Midiática: formando cidadãs e cidadãos críticos e responsáveis”.
Com o público formado por técnicos da Gerência de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos, a formação teve como objetivo alinhar as diretrizes pedagógicas do ano letivo. Além disso, o encontro visou capacitar os profissionais para que atuem como multiplicadores junto aos formadores das gerências regionais.
“Nosso papel é garantir que a cidadania digital chegue à ponta de forma acessível. Para o estudante da EJA, entender como identificar uma notícia falsa ou proteger seus dados é, acima de tudo, um exercício de proteção de direitos”, afirmou a gerente da Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Jeane Lima.
Durante a formação, foram debatidos temas como a transposição didática, segurança digital, combate à desinformação e ética na rede de ensino, com foco em alcançar um público diverso e de diferentes níveis de letramento tecnológico.
Além disso, o encontro priorizou o incentivo de ações práticas, condizentes com as especificações da EJA, para que os professores da rede estadual possam usar da tecnologia como ferramenta nas aulas, enquanto respeitam as especificidades da EJA.
“Foi uma experiência extremamente gratificante para nós. O engajamento e as contribuições dos técnicos tornou esse processo de aprendizado muito mais rico e produtivo”. Afirmou a analista de soluções educacionais, Jéssica Campos.




