A partir de 2026, a pasta institui avaliação para fins de progressão funcional

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) iniciou, nesta terça-feira (27), uma formação voltada aos servidores sobre a avaliação de desempenho, medida que passa a ser adotada em 2026 para fins de progressão de carreira. O treinamento, que acontece também na quinta-feira (29), é conduzido pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas (Segp), e segue as diretrizes da portaria publicada no Diário Oficial do Estado no dia 31 de dezembro  de 2025. 

A primeira etapa de treinamento foi dedicada às Gerências Regionais de Educação (GREs), enquanto os servidores da sede da SEE participam da formação nesta semana. 

A atividade marca o início do primeiro ciclo avaliativo para fins de progressão na carreira, previsto no Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), em vigor desde 1998. 

Até o fim de outubro, os servidores deverão participar de formações, congressos e palestras, com carga horária total entre 30h e 60h, associados às competências avaliadas e à área de atuação. 

A avaliação será composta por duas etapas: desempenho por competências, que engloba a avaliação da chefia e uma autoavaliação; e a de resultados, que leva em conta o Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) e a quantidade de horas de ações de desenvolvimento realizadas pelo servidor.

A iniciativa tem como objetivo valorizar os trabalhadores da educação e promover o desenvolvimento das competências necessárias para o aprimoramento dos processos organizacionais.  

“Há dois eixos de importância nessa iniciativa. O primeiro é o eixo pessoal, porque a Secretaria está fomentando a capacitação do servidor. O segundo se refere à prestação de um serviço público cada vez mais qualificado. Sem contar que a progressão de carreira também traz um benefício salarial”, explica Newdylande Oliveira, superintendente de Atenção ao Servidor e Relações do Trabalho da SEE.