Formação destacou a importância da autodeclaração na matrícula e a escuta dos estudantes

A Secretaria de Educação Pernambuco (SEE) promoveu, nesta terça (02) e quarta-feira (03), o Seminário de Educação dos Povos Ciganos, em Sairé, no Agreste, reunindo mais de 200 participantes. Professores, estudantes, lideranças ciganas, representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Cigano do Brasil participaram da formação, que destacou a importância da autodeclaração no ato da matrícula e a escuta dos estudantes para atualização do currículo escolar.

Fotos: Divulgação

O encontro, organizado pela Gerência de Políticas Educacionais da Educação do Campo, reuniu os povos Calon, Sinti e Ron, presentes em Pernambuco. O objetivo é fortalecer a educação pública e ampliar o diálogo entre escola e comunidade, assegurando práticas pedagógicas que respeitem e valorizem as identidades ciganas.

Para a gerente de Políticas Educacionais da Educação do Campo, Waldênia Leão, a realização do seminário reforça o compromisso da rede estadual. “Este momento é fundamental porque dá visibilidade aos povos ciganos e assegura que suas vozes sejam ouvidas. A formação é um passo importante para que professores e gestores compreendam as singularidades culturais e sociais dessas comunidades, garantindo um ensino que respeite e valorize suas identidades”, afirmou.