Um dos momentos mais marcantes foi a visita às comunidades

A Secretaria Estadual de Educação (SEE) promoveu, ao longo desta semana, o III Seminário Estadual da Educação Escolar Quilombola de Pernambuco, realizado no município de Pesqueira. O encontro reuniu cerca de 100 participantes, entre professores que atuam em territórios quilombolas, estudantes e representantes da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola.

A proposta do seminário foi aprofundar debates diretamente conectados à realidade das comunidades, valorizando suas identidades e fortalecendo a luta por uma educação que reconheça, proteja e promova os saberes tradicionais.

Durante os três dias de programação, os participantes acompanharam palestras, mesas de diálogo e visitas de campo. Um dos momentos mais marcantes foi a ida às comunidades Negro do Osso, em Pesqueira, e Chico Matias, em Alagoinha. As visitas foram tratadas pelos organizadores como etapas fundamentais do encontro, por permitirem a observação das práticas culturais, dos modos de organização social e dos desafios enfrentados pelas famílias quilombolas.

Entre os eixos centrais discutidos esteve a conjuntura da Educação Escolar Quilombola em Pernambuco, com o reconhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos e também dos desafios que ainda persistem. 

Outro ponto de destaque foi a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola, que orienta as ações pedagógicas e reforça a importância de práticas que combatam o racismo e valorizem as identidades negras desde a educação básica.

A programação também abriu espaço para a apresentação de experiências práticas das redes estadual e municipais, mostrando como cada território vem construindo suas próprias estratégias para fortalecer a Educação Escolar Quilombola.

“Temos o objetivo fortalecer, cada vez mais, a política de educação quilombola em Pernambuco. Já promovemos edições em 2023, 2024 e, agora, em 2025, ampliando esse processo junto às lideranças quilombolas, aos professores e aos agentes. Este seminário busca fortalecer práticas pedagógicas que tenham como base as próprias comunidades quilombolas, valorizando seus territórios, saberes e identidades”, destacou o gerente da Educação Escolar Quilombola. Romero Almeida.

Fotos: Divulgação