Evento foi promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação e aconteceu nesta quinta-feira (26)

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco participou, nesta quinta-feira (26), do debate JC Educação, promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, no Recife. O evento reuniu especialistas, gestores públicos, professores e pedagogos interessados em discutir como deverá ser a implantação do novo ensino médio, que começa a vigorar nas escolas brasileiras já a partir do próximo ano.

Para discutir sobre a temática e compartilhar suas visões e experiências sobre o Novo Ensino Médio, participaram da mesa-redonda o secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Alexandre Schneider; o secretário de Educação do Recife, Fred Amâncio; o ex-ministro da Educação e relator da Lei do Novo Ensino Médio, Mendonça Filho e o catedrático da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, Mozart Neves.

Foto: Filipe Jordão

As discussões tiveram o objetivo de contribuir para a melhoria contínua e o avanço do setor, além de debater os principais desafios para implementação do Novo Ensino Médio. Segundo Alexandre Schneider, o redesenho do currículo já está em fase adiantada e em breve deve chegar às escolas para consulta pública. “Nós entendemos que quem implementa política educacional é quem está no chão da escola. Por isso, a gente precisa ouvir os seus anseios e ouvir também suas opiniões sobre a nossa proposta e eventualmente mudar algumas coisas a partir dessa consulta”, pontuou. 

“A gente precisa também compreender como vamos trabalhar para ter um número de professores adequado para cada componente. A nossa expectativa é para que em 2025 todas as escolas já tenham implementado a reforma, pois a gente entende que os estudantes devem estar preparados para enfrentar o Enem, garantindo que eles possam acessar o sonho de chegar à universidade”, acrescentou  

A nova lei prevê que, de um total de, no mínimo, 3 mil horas nos três anos do ensino médio, 2.400 horas devem ser destinadas à Formação Geral Básica (FGB), que inclui português, inglês, artes, educação física, matemática, ciências da natureza (biologia, física, química) e ciências humanas (filosofia, geografia, história, sociologia). O conteúdo da FGB é definido na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desse modo, com a implementação da nova lei, haverá um aumento da carga horária mínima de formação geral básica ao longo dos três anos do ensino médio, que era de 1.800 horas.  

“Caberá aos Estados a responsabilidade para que eles possam estruturar e mobilizar o setor público e implementar a reforma do ensino médio junto com a rede privada, com mais flexibilidade, autonomia para os jovens, conexão e integração com a educação técnica profissional”, declarou Mendonça Filho.