Evento foi realizado no Teatro Barreto Júnior, no bairro do Pina

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) de Beberibe, situada na Zona Norte do Recife, promoveu, nesta quinta-feira (26), o espetáculo “Navio Negreiro”. O evento foi realizado visando o desenvolvimento artístico e cultural dos estudantes e a apresentação foi inspirada no poema de mesmo nome do autor Castro Alves. No texto, o autor descreve a experiência de navios escravocratas vindos ao Brasil no seu período colonial. Durante as performances, os participantes destacaram narrativas da cultura afro-brasileira. O evento foi realizado no Teatro Barreto Júnior, no Pina, Zona Sul do Recife, e teve como plateia estudantes, familiares e integrantes da gestão da unidade.

Produzido pelo grupo de dança Fulôres de Palco, composto por alunos e egressos da Erem de Beberibe e fundado em 2011, o espetáculo contou com peças teatrais, apresentações de dança e performances de movimentos. A apresentação buscou destacar a resiliência de povos africanos e o cenário em que viviam durante a época escravocrata, destacando, por meio da arte, a cultura afro-brasileira e indígena. A apresentação buscou promover a arte como processo de inclusão, saberes e cidadania. O processo de criação dos cenários e figurinos, assim como a montagem das performances, foi realizado pelos integrantes do grupo.

O professor e gestor da Erem Beberibe, Luciano Machado, falou sobre a importância do espetáculo. “Encontramos neste ambiente um lugar propício para o desenvolvimento de habilidades e competências que transformem a arte do ensino-aprendizagem em uma ação prazerosa e eficaz, principalmente quando se trata de anseios, lutas e resistências que precisam ser evocados no compromisso contínuo na redução de desigualdades”.