Evento teve o tema  “Empoderando a Pessoa Idosa: Uma Jornada Contra o Etarismo e a Favor dos Direitos” 

Na última quinta-feira (10), a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Luiz Rodolfo de Araújo Júnior foi palco de uma Jornada Pedagógica dedicada à atenção à pessoa idosa, com o tema “Empoderando a pessoa idosa: uma jornada contra o etarismo e a favor dos direitos”.  O evento teve como destaque um desfile de bijuterias sustentáveis, resultado da oficina “Sustentabilidade na Prática”.

A atividade buscou promover a conscientização sobre sustentabilidade através da arte, incentivando a criatividade e a expressão artística dos participantes. Os idosos tiveram a oportunidade de reaproveitar materiais criando bijuterias.

A professora de linguagens Walquiria Galvão falou sobre a relevância do evento para os idosos. “Foi uma jornada muito importante, porque possibilitou a eles refletirem em torno do seu ambiente concreto, relatando suas vivências cotidianas, suas realidades mais próximas, o que levou esses sujeitos a se sentirem mais valorizados, percebendo a importância e o significado da própria vida”.

A jornada incluiu uma apresentação cultural que exibiu bijuterias feitas com sementes reaproveitadas e técnicas de pirografia, desenvolvidas por alunos da Educação de Jovens e Adultos, com forte participação da população idosa. O evento começou com uma palestra sobre a importância da sustentabilidade e do reaproveitamento de materiais, seguido pelo desfile das peças produzidas. Cada aluno criou suas próprias bijuterias e pirografias.

A aluna Eronice Maria da Silva participou do desfile e falou sobre sua experiência. “Nunca desfilei em canto nenhum, me senti segura, não fiquei nervosa e gostei muito de ter desfilado. Espero que tenham outros e que possamos alegrar e fazer um trabalho tão bonito quanto esse”.

Além disso, uma avaliação da atividade foi realizada através de feedback dos participantes, com o objetivo de aprimorar futuras iniciativas. A jornada não apenas celebrou a criatividade dos idosos, mas também reforçou a importância de um envelhecimento ativo e saudável, promovendo engajamento social e emocional.