Momento celebrou a inovação, o aprendizado criativo e o espírito colaborativo de estudantes e educadores

A Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte promoveu, na última sexta-feira (18), um evento que celebra a inovação, a criatividade e o aprendizado colaborativo de estudantes e educadores da Rede Estadual de Ensino. O “Ôxe Maker” é um grande encontro imersivo de robótica e cultura maker que contou com a participação de aproximadamente de 600 pessoas de mais de 70 unidades de ensino da rede e foi realizado no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife.

O objetivo do evento era despertar novos saberes e fomentar a curiosidade entre os participantes, proporcionando um ambiente de troca e experimentação. Com uma programação diversificada, o público teve a oportunidade de participar de palestras inspiradoras, oficinas práticas e competições de robótica. Além disso, os estudantes apresentaram projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo, compartilhando suas ideias inovadoras e soluções tecnológicas.

“Estou muito feliz porque nós conseguimos envolver muitas escolas e estudantes neste evento. Tivemos aqui 400 estudantes e 200 profissionais que trabalham com robótica no dia a dia das escolas. A cada ano a gente percebe que vem aumentando mais e mais essa cultura maker nas nossas unidades de ensino. Mesmo a robótica sendo uma eletiva, tem se expandido nas nossas escolas e precisamos de eventos como esse para fortalecer cada vez mais a troca de conhecimento dos nossos estudantes”, destacou o gerente regional da GRE Metro Norte, Paulo Dutra.

Benidson Natan é estudante do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Escritor José de Alencar e participou do evento como monitor da oficina de buzzline. Ele ajudou os estudantes que participaram da oficina na montagem e programação dos robôs que utilizam sensores para seguir linhas marcadas no solo. Para Benidson este tipo de evento é muito importante para troca de experiências e também para disseminar a cultura maker.

“Quando comecei, tive auxílio de muitas pessoas e isso foi importantíssimo para o meu desenvolvimento, porque sem esse apoio eu não teria chegado onde eu estou. Hoje vim com essa mentalidade de poder ajudar alguém da mesma forma que eu fui ajudado no passado. Esse é um evento muito bom porque, querendo ou não, a robótica ainda não é algo muito divulgado, então é muito bom você ver que tem mais pessoas envolvidas nesse mundo e, para mim, poder ajudá-las é muito gratificante”, ressaltou Benidson.

Inserida no mundo da robótica há cerca de um ano, a estudante Laryssa Victória, 12 anos, da Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Custódio Pessoa, se inscreveu no evento assim que tomou conhecimento. Ela fez questão de participar das oficinas para ter essa troca de conhecimento com os monitores, conhecer novas áreas e já começar a pensar no futuro.

“Foi muito divertido poder participar desse evento, porque a gente aprende se divertindo. Daqui podemos criar um futuro com isso porque hoje em dia o mundo gira em torno da tecnologia. Qualquer empresa que você entrar vai ter um site, um programa, um aplicativo específico para aquele trabalho e é bom começar daqui, desde cedo, porque você vai se desenvolvendo, aprendendo e talvez no futuro possa até ser até um famoso que cria jogos, robôs, para grandes empresas”, disse Laryssa.

A programação do “Ôxe Maker” contou com três locais de eventos onde foram divididas todas as ações, palestras e apresentações. A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Padre Osmar Novaes e a Escola de Referência em Ensino Fundamental (Eref) Custodio Pessoa receberam 20 oficinas ao todo voltadas para estudantes e educadores com a participação de monitores de instituições privadas convidadas. Já no Ginásio de Paulista, foram realizadas as palestras no período da manhã e o concurso de cosplay, k-pop e batalha de robôs no período da tarde.