A etapa regional do Torneio First LEGO League Challenge aconteceu no final de novembro

A Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Liceu de Artes e Ofícios, localizada na área central do Recife, foi premiada na edição regional do Torneio First LEGO League Challenge, realizado nos dias 29 e 30 de novembro. A escola foi classificada para a etapa nacional da competição com a equipe Coliceu Robotic S.T.E.A.M, que atingiu o quarto lugar dentre as 37 equipes participantes com o projeto que abordar como cuidar dos Observadores de Mamíferos Marinhos e comandantes de navios sísmicos. A equipe buscou ajudar profissionais de navegações que buscam petróleo e gases, por meio de aplicativos desenvolvidos pelos estudantes.

O Torneio First LEGO League Challenge é uma competição de robótica promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e contou com 37 equipes da região disputando quatro vagas para a competição nacional. Com o objetivo de desafiar os alunos a desenvolverem projetos inovadores baseados no tema “Submerged” (Submerso), a competição propôs a exploração dos oceanos para encontrar soluções para questões ambientais e de sustentabilidade.

O estudante Matheus Rodrigues falou sobre o processo de criação do trabalho, analisando embarcações e o monitoramento de animais marinhos. “Com as pesquisas, a gente viu que a fadiga afeta muito a precisão desse monitoramento. Por isso, decidimos automatizar isso. Criamos um aplicativo que vai fazer a comparação para ver qual animal está passando e, assim, avisar em tempo real, simultaneamente, para os MMOs e para os comandantes de navegações sísmicas, por meio de um hidrofone na água.”

Durante o evento, a equipe do Coliceu ganhou os prêmios Descoberta e Champions Award, que garantiu uma vaga na fase nacional do torneio, que será realizada em março de 2025, em Brasília, no Distrito Federal.

A estudante Yasmin dos Santos, participante da equipe, falou sobre a importância dessa competição. “Ficamos animados e a expectativa é altíssima para o nacional. A gente trocou vivências com várias pessoas de outras equipes e a FLL deixou um marco na gente, de muitas coisas, experiências que a gente adquiriu.”