Palestras, aulas e oficinas voltadas para a estimulação tecnológica movimentaram a programação do evento em São Paulo
Dois professores da rede pública estadual de Pernambuco marcaram presença na 7ª edição da Escola Sirius para Professores do Ensino Médio, entre os dias 13 e 17 de janeiro, na cidade de Campinas, em São Paulo. O evento foi promovido pelo Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), organização social supervisionada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Sociedade Brasileira de Física (SBF). A iniciativa tem como objetivo capacitar os educadores para promover o ensino de ciências e tecnologia de forma inovadora e atualizada.
Dentre aproximadamente 700 professores inscritos de todo o Brasil, atuantes no Ensino Médio, os profissionais pernambucanos escolhidos para participar da edição foram Jackson Cintra, que leciona Física na Erem Nossa Senhora de Fátima, localizada no município de Sanharó, no Agreste, e Valéria Silva, professora de Biologia na Escola Presidente Castelo Branco, no bairro da Mirueira, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Para participar do CNPEM, que ocorre anualmente, eles se inscreveram no edital de seleção lançado em setembro de 2024.
A professora Valéria Silva fala sobre a participação na CNPEM. “A experiência foi de grande valia. A recepção foi maravilhosa. Fiquei bem satisfeita com tudo que nos foi mostrado e demonstrado também. Foi enriquecedor. Quando você chega lá, você respira conhecimento de todas as formas.”
Valéria já participou de diversos projetos voltados à tecnologia, como a Olimpíada Brasileira de Astronomia, o Programa Futuras Cientistas e até projetos internos das escolas do estado. Já o professor Jackson, ensina física e a eletiva de robótica, assim como ministra um clube de astronomia, utilizando a tecnologia experimental nas suas disciplinas.
O professor Jackson Vieira falou sobre a sua experiência na CNPEM. “Voltei motivado a mostrar que a ciência é acessível, fascinante e essencial para construir um futuro melhor. Espero inspirar cada um a explorar esse universo incrível”.
Durante o evento, os educadores vivenciaram uma série de atividades que incluíram palestras, aulas e oficinas didáticas. Os encontros abordaram temas relevantes sobre as atividades desenvolvidas no CNPEM, proporcionando a aproximação do conhecimento científico ao cotidiano. As ações ofereceram novas perspectivas para enriquecer a didática na sala de aula, além de abordar tendências nas áreas de inovações científicas e tecnológicas.




