Lançamento foi marcado por entrega de 34 vans acessíveis para estudantes da Rede Estadual 

O Governo de Pernambuco lançou, nesta quinta-feira (20), o Programa Pernambuco Acessível, que envolve a Secretaria de Educação e outras pastas da gestão estadual. Com um investimento superior a R$ 400 milhões, a iniciativa inédita representa um avanço histórico na ampliação dos direitos da população com deficiência no estado. 

Participaram da cerimônia de lançamento, realizada no Palácio do Campo das Princesas, a governadora Raquel Lyra, o secretário de Educação, Gilson Monteiro, a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Ana Lúcia Barbosa, representantes do poder público, organizações da sociedade civil e membros do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. 

O Pernambuco Acessível é o primeiro programa estadual integrado voltado à inclusão e acessibilidade. Seu objetivo é fortalecer políticas públicas que garantam autonomia, qualidade de vida, proteção e direitos para pessoas com deficiência e suas famílias. Construído com base no diálogo social, a iniciativa recebeu mais de 200 propostas da sociedade civil por meio da escuta popular.  

O programa terá ações contínuas até dezembro de 2026, consolidando Pernambuco como referência nacional em inclusão, acessibilidade e equidade. Para a governadora Raquel Lyra, este é um passo decisivo para construir um estado mais justo para todos. “Desde o início da nossa gestão, já vínhamos colocando em prática ações do Pernambuco Acessível, antes mesmo dele ser lançado oficialmente. Ele chega com a integração de sete secretarias, com diversos programas, que envolvem desde Centros de Reabilitação até a entrega de vans adaptadas para o transporte escolar”, ressalta a governadora. 

Entre as principais ações da Secretaria de Educação no programa, destacam-se: construção e requalificação de centros de atendimento para estudantes com deficiência; implantação de 111 novas salas multifuncionais e requalificação de outras 349; distribuição de kits individuais para 100% dos alunos com deficiência visual, auditiva e TEA; contratação de 117 profissionais de apoio especializados e 1.064 psicólogos para atuação nas escolas estaduais; oferta de mestrados e ciclos formativos em educação inclusiva. 

Durante o evento, foram entregues 34 veículos adaptados que vão garantir transporte acessível para mais de 3.800 estudantes com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento da Rede Estadual localizados nas 16 Gerências Regionais de Educação (GREs), nos cinco Centros de Atendimento Educacional Especializados (CAEEs) do estado e no Centro de Atendimento Educacional Inclusivo Ulisses Pernambucano (Ceiup), no Recife. As vans zero quilômetro são equipadas com rampa para usuários de cadeira de rodas, travas e janelas elétricas e ar-condicionado. O valor total do investimento é de R$ 10.5 milhões.

Também foi realizada a formatura da primeira turma do programa Emprego e Renda Acessível, reforçando o compromisso de Pernambuco com a inclusão e a acessibilidade. Para Gilson Monteiro, o Programa PE acessível é um divisor de águas na gestão estadual. “Essa iniciativa pensa e integra as várias secretarias dentro de um projeto comum, que é a acessibilidade e a inclusão. As ações da Secretaria de Educação mostram o esforço do governo, da pasta e de toda a comunidade escolar no reconhecimento que todas as pessoas precisam de nós e devem estar engajadas nessa construção coletiva”, ressalta o secretário de Educação.