Na cerimônia, quatro estudantes do 1º e 2º ano do ensino médio da rede pública receberam medalhas e Certificado do Mérito Legislativo
Estudantes da Rede Estadual participaram, na última segunda-feira (14), da Reunião Solene em alusão ao Dia Estadual do Estudante Medalhista na Olimpíada Pernambucana de Química, celebrado anualmente no dia 03 de abril. A cerimônia aconteceu no auditório Senador Sérgio Guerra, na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe).
Durante a cerimônia, foram entregues medalhas e Certificado do Mérito Legislativo a quatro estudantes de escolas públicas do 1º e 2º ano do ensino médio que foram medalhistas de ouro em competição realizada em 2024.

Os alunos premiados foram: Jorge Luis Ferreira Rodrigues da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Ginásio de Limoeiro; Artur Correa de Oliveira; Paulo José de Santana Júnior, da Escola de Aplicação Professor Chaves; Adriele Maria da Conceição, da Escola Municipal João Bento de Paiva; e Everton Lucas Coutinho da Erem Eurídice de Paiva.
O estudante da Escola de Aplicação FCAP/UPE, João Victor Sales Vital, recebeu uma placa de homenagem por ser o maior medalhista da história de Pernambuco e o primeiro aluno da Rede Estadual e do País a conquistar uma medalha na Olimpíada Internacional de Química Abu Reikhan Beruniy, realizada no Uzbequistão em 2023.
Ao fazer uso da palavra, o secretário executivo de Articulação Municipal, Natanael Silva, destacou a relevância dos professores para os estudantes e para as redes estaduais, municipais e privadas. “Nossos professores, que se dedicam a essa causa, são os primeiros a manterem acesa a chama da esperança e da transformação social, por meio da educação, do conhecimento e da ciência”, disse.
“Essa homenagem é mais uma forma de promover e incentivar a participação dos estudantes da rede estadual nas olimpíadas de química e o engajamento nas áreas das ciências da natureza”, destacou a professora e coordenadora das Olimpíadas de Química, Nattany de Paula.
Para a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) do Vale do Capibaribe, Ana Xavier, a premiação da Olimpíada de Química, realizada na Alepe, foi um momento de imenso orgulho. “Ver nossos estudantes da escola pública em destaque, representando com excelência a educação de Pernambuco, recebendo medalha de ouro, enche nossos corações de alegria e esperança. Cada conquista como essa reafirma o potencial transformador da educação pública e o talento brilhante da nossa juventude”, enfatizou.
Para finalizar a solenidade, a coordenadora da OPEQ, Maria de José de Figueira Gomes parabenizou os alunos da Rede Estadual medalhistas e os profissionais da educação pelo desempenho. “Eu quero dizer a vocês que isso os torna referências no nosso Estado. E, uma vez que nos tornamos referência na sociedade, carregamos algumas responsabilidades, sendo exemplos de caráter, solidariedade e acima de tudo, cidadãos”, afirmou.