Evento discutiu acesso, permanência e continuidade dos estudantes na modalidade
A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) promoveu, nesta quinta-feira (22), uma formação continuada para professores que atuam na modalidade profissional da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Realizado em Gravatá, no Agreste, o encontro reuniu 126 participantes, entre docentes das 16 Gerências Regionais de Educação (GREs) de Pernambuco, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE).
A abertura da formação contou com uma mesa redonda que discutiu seu tema central – “Educação profissional na EJA: fortalecendo as estratégias para ampliar o acesso, a permanência e a continuidade dos estudantes na modalidade”. Em seguida, os participantes compartilharam experiências exitosas desenvolvidas para o fortalecimento da educação profissional.
A programação seguiu com Grupos de Trabalho (GTs) focados em três eixos estratégicos: estratégias de promoção do acesso à EJA Profissional; estratégias de promoção da permanência, com ênfase em recursos didáticos e práticas pedagógicas adequadas à EJA e estratégias de promoção do êxito, com destaque para processos de avaliação na EJA Profissional.
A gerente de Políticas Educacionais para Jovens, Adultos e Idosos da SEE, Jeane Lima, destacou a importância da formação. “O evento reafirma o compromisso da Secretaria com o fortalecimento da EJA e a valorização dos profissionais que atuam na modalidade, contribuindo para uma educação mais inclusiva, equitativa e voltada às necessidades dos estudantes jovens, adultos e idosos. É uma grande satisfação poder compartilhar este momento com parceiros que estão dispostos a refletir sobre caminhos para garantir a permanência dos estudantes e oferecer qualificação profissional àqueles que desejam transformar suas vidas por meio da educação”, pontuou Jeane.
A pró-reitora de extensão e cultura do IFSertãoPE, Adeísa Guimarães, destacou a importância do trabalho em rede. “Precisamos de espaços como esse, propositivos, abertos, onde as ideias possam fluir e incentivar outras pessoas. O encontro quebra os isolamentos que a rotina nos impõe e nos provoca a estarmos trabalhando de forma estratégica”. A pró-reitora de ensino do IFPE, Magadã Marinho, também pontuou a relevância da parceria. “A partir deste encontro, nós refletimos e pensamos juntos nos caminhos da EJA articulada à educação profissional, considerando a realidade do nosso contexto e a especificidade desse público”.
Na Rede Estadual de Pernambuco, a qualificação profissional para estudantes da EJA é ofertada por meio de três iniciativas. A primeira é o Proeja, em parceria com os Institutos Federais de Pernambuco (IFPE e IFSertãoPE), que oferece formação integrada ao ensino médio. A segunda é a Ejatec, desenvolvida em colaboração com a Secretaria Executiva de Educação Profissional (Semp) da SEE, que foca na formação técnica para jovens e adultos. Por último, o Trilhatec, em parceria com o CESAR School, amplia as oportunidades de qualificação profissional com foco em competências digitais e inovação.




