Maior evento científico da América Latina será realizado na UFRPE entre os dias 13 e 19 de julho

A Rede Estadual de Ensino de Pernambuco terá participação expressiva na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico da América Latina. Aproximadamente 500 estudantes e professores de 61 escolas estaduais vão apresentar mais de 120 projetos na Feira de Ciências da SBPC Jovem, um espaço voltado à popularização da ciência entre crianças, jovens e educadores. Além disso, 15 trabalhos de docentes também foram selecionados para a Mostra de Professores durante o evento, que será realizado de 13 a 19 de julho, no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), no Recife.

Promovida desde 1949, a reunião organizada pela SBPC, uma entidade civil sem fins lucrativos fundada em 1948, tem atuação destacada na promoção da ciência, educação e desenvolvimento tecnológico no Brasil. Reconhecida nacional e internacionalmente, a SBPC realiza anualmente o maior evento científico da América Latina, reunindo pesquisadores, professores, estudantes e representantes de instituições de todo o país. Para a edição de 2025 do encontro foi escolhida a temática “Progresso é Ciência em todos os Territórios” e contará com uma programação gratuita e aberta ao público. 

“É uma excelente oportunidade para a Rede Estadual. Temos centenas de trabalhos aprovados que foram classificados para serem apresentados na SBPC Jovem, um dos maiores e mais importantes eventos científicos da América Latina. É um verdadeiro celeiro de ideias, descobertas e debates que impulsionam o conhecimento de todo o Brasil. Nossos estudantes participando, apresentando e interagindo com pesquisadores renomados é uma oportunidade muito especial. Esses trabalhos são a prova viva do potencial dos nossos alunos e professores”, destacou o gerente geral de Desenvolvimento Pedagógico, Inovação e Projetos especiais, Lucas Fialho.

A SBPC Jovem, etapa dedicada ao incentivo à educação científica nas escolas, será o palco da participação dos estudantes da rede estadual. O espaço reunirá mais de 260 projetos de todo o Brasil, além de exposições interativas, museus itinerantes, oficinas e atividades ao longo de toda a semana. 

Entre os trabalhos que serão apresentados por alunos da rede estadual, destacam-se iniciativas que unem  criatividade, ciência e compromisso socioambiental. É o caso do protótipo de telhado verde desenvolvido na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (Erefem) Lions de Parnamirim, no Recife, que propõe alternativas sustentáveis para construções em regiões de clima quente. Já na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professora Adélia Leal Ferreira, em Caruaru, os alunos apresentam a EcoIsland — uma ilha flutuante feita de serragem e fibra de coco com potencial para purificação da água. 

Dos docentes, os projetos também se destacam pela abordagem interdisciplinar e pelo engajamento social. A professora Luana Batista, da Erem José Rodrigues de Carvalho, no Cabo do Santo Agostinho, apresenta o projeto “Sabonetes Sustentáveis”, que propõe uma articulação entre os conteúdos de química e práticas ambientais. Da Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire, do município de Carnaíba, o professor Gustavo Santos leva ao evento o trabalho “Dos resíduos aos recursos”, que investiga a destinação dos subprodutos da farinheira do Quilombo do Caroá, promovendo o diálogo entre saberes tradicionais e ciência.

A programação do evento inclui ainda a ExpoT&C, uma mostra de ciência, tecnologia e inovação com a participação de universidades e centros de pesquisa, a SBPC Cultural, com atrações artísticas e culturais locais, e uma extensa agenda de conferências, mesas-redondas, painéis e minicursos.

Além disso, a edição de 2025 apresenta novidades que ampliam o debate sobre diversidade e inclusão, como o Encontro de Estudantes Indígenas e a criação da Comissão SBPC Mulher. As iniciativas propõem reflexões ao longo de toda a programação sobre temas como gênero, raça, classe social e geração e suas intersecções com as políticas públicas de ciência, educação e tecnologia. O evento se encerra no dia 19 de julho, com o Dia da Família na Ciência, que oferecerá atividades interativas e educativas voltadas à comunidade em geral.

Os interessados em participar dos minicursos, palestras, oficinas e mesas redondas do evento devem se inscrever on-line para assegurar a vaga. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente.  A programação completa, além das inscrições, estão disponíveis através dos links https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/ ou https://sbpc.ufrpe.br/programa%C3%A7%C3%A3o.