Iniciativa da SEE possibilita que pessoas privadas de liberdade reduzam tempo de pena a partir da leitura e avaliação de obras literárias
A Escola Estadual Irmã Dulce, localizada na Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, realizou mais uma edição do Quintal Literário – Café com Elas nesta quarta-feira (20). O evento faz parte do Projeto Remição pela Leitura, iniciativa da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) que possibilita que pessoas privadas de liberdade reduzam o tempo de suas penas a partir da leitura e avaliação de obras literárias.
Atualmente, o Projeto Remição pela Leitura atende cerca de 120 pessoas privadas de liberdade em cada ciclo vivenciado nas unidades prisionais masculinas e femininas. A iniciativa reforça o papel da educação e da literatura como instrumentos de transformação social e ressocialização.
Nesta edição do Quintal Literário, 10 alunas participaram das apresentações. A obra escolhida para estudo foi “O Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Durante o evento, as estudantes apresentaram releituras artísticas da obra, explorando linguagens como teatro, dança, jogral, música, interpretação musical e cordel.
O trabalho com o cordel teve destaque, por estabelecer uma conexão direta com o universo literário de Suassuna. O projeto envolveu diferentes áreas do conhecimento, como língua portuguesa, história, artes, interpretação corporal e dramatização.

