Durante o evento, foi inaugurada oficialmente a Escola Estadual Médico Ruy do Rego Barros, no Cotel, em Abreu e Lima
A Secretaria Estadual de Educação (SEE), em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), lançou o Prevupe 2025 para pessoas privadas de liberdade (PPL), que está oferecendo 185 vagas em três unidades prisionais do estado. A aula inaugural foi realizada nesta terça-feira (16), no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, Região Metropolitana do Recife. Lá, funciona a Escola Estadual Médico Ruy do Rego Barros, inaugurada oficialmente nesta terça-feira, mas que funciona desde o início do ano letivo, atendendo 459 reeducandos em 15 turmas.
Além do polo de Abreu e Lima, que oferece 70 vagas, o Prevupe também vai contemplar mais duas unidades prisionais: o Presídio de Igarassu, onde funciona a Escola Estadual Dom Helder Câmara, e o Presídio Dr. Ênio Pessoa Guerra, em Limoeiro, onde fica a Escola Estadual Paulo Freire. No polo de Igarassu, também foram disponibilizadas 70 vagas. Já no de Limoeiro, são 45.
As aulas do Prevupe PPL são ofertadas de segunda a sexta-feira em todos os polos. A iniciativa tem como objetivo preparar os reeducandos para o ingresso no ensino superior, promovendo oportunidades de transformação social por meio da educação. “Vocês têm uma oportunidade única de transformar a vida de vocês e não estão sozinhos. Aqui estão professores e profissionais de várias áreas para fortalecê-los”, disse Wanderson Oliveira, gerente da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte, durante a solenidade.
Fotos: Josimar Oliveira/SEE
Entre os estudantes contemplados pela iniciativa, está B. C. O., de 37 anos. Há um ano no sistema prisional de Pernambuco, o reeducando acredita que o Prevupe é uma oportunidade que abre portas para o futuro. “Eu pretendo fazer gastronomia. Isso é um sonho que tenho há bastante tempo e aqui no Cotel eu encontrei essa oportunidade através do Prevupe e do apoio da unidade. Aqui se vê realmente um incentivo mais presente na vida de cada detento para realmente conseguir uma profissionalização. A verdadeira liberdade vem através da educação. A educação transforma, regenera e faz renascer sonhos”, acredita.
Em agosto, 30 estudantes de licenciatura da Universidade de Pernambuco que estão atuando como professores do Prevupe nas escolas prisionais passaram por um treinamento. A formação abordou aspectos cruciais da educação em ambientes prisionais, desmistificando preconceitos e apresentando práticas pedagógicas eficazes.
“Estamos bem felizes por participar dessa transformação na vida de tantas pessoas. A parceria entre o Prevupe e a Secretaria de Educação mostra que o Governo de Pernambuco cuida da educação em todos os seus espaços: da creche ao ensino médio, do campo aos locais de privação de liberdade. Educação que acolhe, transforma e abre caminhos para o futuro”, reforça Jeane Lima, gerente da Gerência da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Nova escola prisional
A Escola Estadual Médico Ruy do Rego Barros, no Cotel, conta com quatro salas de aula climatizadas, atendendo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas etapas do ensino fundamental (anos iniciais e finais) e ensino médio. A unidade de ensino foi construída com mão de obra 100% carcerária, mostrando a importância do trabalho no processo de ressocialização. Durante o evento, foi inaugurado um curso de violão, que já conta com 13 reeducandos inscritos.
“A escola tem o objetivo de oferecer não só a educação formal, mas também cursos profissionalizantes pelo Trilhatec e cursos que enriqueçam a cultura do nosso aluno, como esse de música”, explica João Bosco Morais, gestor da unidade de ensino.











