Formação foi realizada no Memorial da Democracia, que recebeu recomendação de acervo dos participantes
As equipes técnicas de Direitos Humanos das Gerências Regionais de Educação (GREs) participaram, na última sexta-feira (3), da atividade “Direito à Memória e Verdade LGBTI+ em Pernambuco”. Realizada no Memorial da Democracia de Pernambuco Fernando de Vasconcellos Coelho, localizado no Sítio Trindade, no Recife, a iniciativa deu ênfase ao tema a partir de uma recomendação ao acervo da instituição.
O Memorial da Democracia de Pernambuco, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Estado, se destina à guarda, pesquisa e exposição de materiais e documentos que se refiram ou se vinculem ao esforço pela defesa e preservação da democracia, da cidadania e dos direitos humanos no Estado de Pernambuco. Também participaram da iniciativa os coletivos Mães da Resistência, Cores da Resistência, Rede LGBT do interior de Pernambuco e Intersexo Brasil.
Para Dayanna Louise, chefe da Unidade de Educação para as Relações de Gênero e Sexualidades (Unergs) da SEE, a atividade reafirma o compromisso institucional da Secretaria com a educação em direitos humanos, a promoção da justiça social e a construção da cidadania. “O encontro formativo possibilitou a construção de um olhar pedagógico que valorize a justiça social enquanto princípio educativo, seja no processo de composição do acervo museológico, seja na oferta de experiências escolares que reconheçam a potência de múltiplas vozes na luta pela democracia em Pernambuco”, considera.
A partir da atividade, os participantes vão produzir um material didático que vai guiar a temática na Rede Estadual de Ensino.

